quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

As fadas boas e as fadas más




 
Há uns tempos, vislumbrei em cima do aparador da sala este tesouro. "A Fada Oriana", da Sophia, que, juntamente com "O Cavaleiro da Dinamarca" (também gostava de reencontrá-lo), me lembro de ler na escola. Lembro como se fosse ontem.
 
Tem as folhas quase todas separadas (tenho de arranjá-lo com tempo e com cuidado), tem a identificação escrita manualmente (tal como continuo ainda hoje a fazer: mantenho o nome, apenas muda o local e a data, que ponho actualmente) e tem um índice, também escrito à mão (ter-se-á deteriorado o índice original ou ter-me-ei lembrado de fazê-lo por auto-recriação?!).
 
No dia em que reencontrei o livro, abri as páginas iniciais e posso certificar que houve um processo psicológico que mexeu cá dentro quando li algumas linhas. Deve ter sido uma espécie de flashback:
 
"Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más."
 
É simples, não é???
 
O meu estado de cansaço não me permitiu reler na íntegra, de "rajada". Mas fi-lo em 2 pedacinhos de serão e hoje, depois de almoço (um belo caldinho de bacalhau, a ver se esta gripe vai embora) e acompanhado com o belo do pacote de pipocas (um dos mais recentes vícios pseudo-gastronómicos).
 
P. S.: Já vi na Biblioteca versões mais recentes do Cavaleiro mas... não é a mesma coisa :)

sábado, 17 de janeiro de 2015

Coisas recentes





 

Na espuma dos dias, é deixar passar tudo o que nos faz menos bem e absorver as boas energias, aquilo que nos faz bem.

E, por esta altura, é isto:

- Entusiasmo, por dois espectáculos, de volta ao Teatrão, espaço de que tanto gosto :) A peça de teatro é a primeira, já na próxima semana. A música é uma iniciação naquele espaço, de modo que estou redobradamente curiosa! Só pode ser bom!!!
- Curiosidade, por dois livros que trouxe debaixo do braço, num almoço relâmpago na cidade, na sexta-feira. Fui assim, sozinha, meio a correr, chovia a cântaros. Entrei só em duas lojas. Espero começar a ler decentemente já hoje as "Mulheres Viajantes".
- Ternura, por esta gatita caseira que pertence aos donos de um minimercado que há por aqui e onde tenho ido cada vez mais frequentemente, deixando as idas às grandes superfícies para só quando é mesmo necessário. E estes miminhos felinos só se têm nos sítios mais pequenos. Onde as coisas, por norma, são feitas com mais amor. Aqui não há só um "bom dia", um "boa tarde" ou um "pode marcar pf". Há muito, muito mais :)

P. S.: O meu gatito, que julgo ter sido eu a atropelar "ao de leve", terá feito "só" uma deslocação da bacia. Em princípio volta hoje a casa, já com os cuidados médicos que merece administrados. Não ganhou para o susto. Ele e eu.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O mais importante

 
Lêem-se e ouvem-se muitas coisas sobre o que é que é mais importante na vida.
 
Para mim é isto: É nunca perder a noção de que tem momentos difíceis. Mas depois tem os outros, aqueles que, para outros, podem ser sensaborões ou desprovidos de calor, mas para nós são quentes e abraçam o nosso coração. Mesmo que sejam vividos a sós e aconteçam antes das 8AM :)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Galpão Nativo Vitor Ramil





Cada dia mais fã de coisas simples, quentes, pouco ruidosas, calmas, limpas, descomplicadas.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

In A Different Time



Foi um final de noite difícil. Medo e solidão são duas das piores companhias com que se pode tentar adormecer. E é tudo, por agora.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Viena, (apenas) uma ideia (por enquanto)


Já pensei diversas vezes que este ano, quando completar os 33, a 22 de Março portanto, gostava de estar num sítio diferente. Já tive diversas ideias (voltar a Inglaterra, escolher uma escapadinha tuga, etc). Qualquer das alternativas pode ocupar uma semana, não mais, abrangendo este dia que é o meu. Hoje, esta ideia aflorou novamente e, julgo que por mero acaso, surgiu Viena no pensamento. "Por mero" acaso, mas tendo em conta que a Europa tem os meus destinos de eleição (sem nunca esquecer Moçambique e os States, que se mantêm na minha wishlist). Vamos ver o que os próximos dias reservam. Resta continuar a pesquisar. Daqui a um mesito, nem tanto, será tempo de decidir. Bilhetes/ Reserva e on the go. Por agora o Talvez, daqui a mais algumas semanas o Sim ou o Não. Até lá, "acarditemos" :)

E entrett, ficam alguns conselhos do Lama, Dalai lol Já tinha lido o 17 algures e gosto bastante de pensar que é um dos que inspiram esta ideia :)

E ainda um vídeo bem giro.

domingo, 11 de janeiro de 2015

children's reactions





Muito bom :)



Mas na minha opinião, em vez da repetida "justificação" "os homens não batem nas mulheres", a "because it's bad" é a melhor de todas. Parece-me muito mais profunda, só isso.

Kaki Gaia 2014















Ainda não tinha tido ocasião de deixar aqui algumas imagens do torneio em que estivemos, entre 26 e 30 de Dezembro. 4 dias com muiiito frio, a dormir num saco cama dentro de uma sala de aula, e sem um banho decente lol, mas com um saldo bastante positivo. Foi uma "barrigada" de andebol! E ainda deu para rever a minha "afilhada" esequiana, que mora mesmo em frente à escola onde pernoitámos. Para o ano, gostava de voltar e levar um escalão completo de Minis, se possível :)