domingo, 25 de abril de 2010

Na aldeia, sonhei contigo

Ontem, mais ou menos a esta hora, estava eu a chegar a uma aldeia aqui do meu concelho, chamada Bairrada. O motivo era trabalho, gravar o concerto de Magda Mendes, uma moça cujas raízes estão na Bairrada, mas que depois de se formar e de trabalhar no Algarve, seguiu o sonho e foi para a Holanda estudar música. Esta é a história muito por alto. Quem quiser saber mais, pode pesquisar pelo nome dela ou pelo do seu projecto: Casa da Bôxa. A música é muito bonita :)

Bem, após este piqueno intróito, sigo na minha reflexão:
O evento teve então lugar ao ar livre, mesmo ao lado da escola primária já desactivada por falta de meninos e de meninas. Apesar de um pouco de frio, foi uma noite quente e acolhedora. Havia pauzinhos de incenso nas oliveiras, a perfumar o ar. Havia velas espalhadas pelo recreio da escola. Havia bancos antigos. Havia colchas feitas no tear abertas no chão, para acolher as pessoas. Havia pessoas velhas e novas. Havia uma cama de rede verde pendurada entre duas árvores. Houve também 3 pequenas lareiras para aquecer um pouco mais o corpo. Havia jovens mães que chegaram com os seus rebentos pela mão. E havia uma que tinha uma daquelas alcofinhas especiais (não sei bem o nome), que aconchegam o petiz no peito, quase como se ele viesse ainda no ventre. Havia grilos a cantar. E havia a voz da Magda.

O evento começou mais tarde do que estava previsto, de modo que ainda fiquei sentada num desses bancos laros minutos. A Magda estava a aquecer a voz, e ia entoando pedaços das músicas dela. E de repente eu dei-me conta que sonhei por instantes. Ia ouvindo a música e olhando para o céu escuro, onde algumas estrelas despontavam. E sonhei que estava ali mesmo, mas não em trabalho. Imaginei que não tinha ido com a câmara à tiracolo, mas contigo, para disfrutar de um concerto ao ar livre, numa aldeia e num sítio bonitos. Sonhei que me sentava numa dessas mantas e que tu te sentavas ao meu lado. Sonhei que me davas um abraço aconchegante, e que ambos ouvíamos a música que ali se tocou e se cantou. Sonhei que também tu olhavas a estrelas e eras feliz por estar ali comigo. E sonhei que eu era a pessoa mais feliz do mundo, ali, na tua companhia. Sonhei com um futuro, que temo não aconteça. Dizem que sonhar é bom. E como foi bonito este meu sonho. Depois acordei e já estava de volta a casa. Com o aroma do incenso ainda no meu nariz. Ou talvez da magia com que me vesti...

Sem comentários: