quarta-feira, 28 de março de 2012

Nutricionista

Devido a um ligeiro (cerca de 5 Kg) aumento de peso nos últimos 4 meses, mais coisa menos coisa, e por achar que devo tratar disto já, fui ontem a uma nutricionista, pela primeira vez. Mais do que uma qualquer "panca" ou obsessão com a imagem, o objectivo passa por ter mais atenção com a alimentação, especialmente numa idade em que o metabolismo começa a ser diferente e em que, tendencialmente, será mais "difícil" recuperar destas oscilações.

Lá fui então, saindo com 6 refeições diárias e o objectivo de daqui a 15 dias passar dos 63,5 para os 61,5. O meu objectivo final, corroborado pela profissional com quem estou e em consonância com a minha altura - 1,58m, são os 58 Kg.

Parece que em cada sítio o método é diferente. No meu caso, não há cá medicamentos nem cenas maradas. "Apenas" esta atenção às 6 refeições, caminhadas diárias, muita água. E tudo mais facilitado pelo facto de eu gostar de todos os alimentos e adorar aqueles que me fazem melhor (apenas nem sempre calha, comê-los...), como sejam a fruta, a salada, a sopa, etc.

Ajustado com o meu dia-a-dia, passarei então a:

- 7h00: pequeno-almoço composto por um pão de centeio ou de mistura com queijo (privilegiámos o queijo nestas 2 semanas) + iorgurte magro ou copo de leite;

- 10h00: pêra ou maçã [evitar a banana..] + 3 bolachas Maria ou 1 tosta integral ou 1 "galete" (aquelas cenas de arroz tostado, com sabor a pipoca, mas mais ensonso!;

12h30: ao almoço, ter basicamente atenção às doses que ponho no prato... peixe ou carne (de preferência branca) [1/4 do prato] + massa ou arroz ou batata [1/4 do prato]  + salada ou hortaliça [1/2 do prato] .

15h30/16h00: 1 iogurte magro + 1/2 pão com queijo

18h00: 1 peça de fruta (maçã ou pêra) + 3 bolachas maria ou a galete ou a tosta

20h00: sopa + fruta. Esta sopa tem uma base mais "fixa", composta por cabeça de nabo, courgette, alho francês, cenoura e batata, a que depois se junta hortaliça e azeite (depois de pronta). Aqui "albrado" um bocado. Por exemplo, ontem comprei abóbora em vez de batata.. Mas é uma batota que não faz mal :)

Apesar de não ser algo muito rígido, espero que esta pequena rigidez não me tire o entusiasmo. Acho que não vai ser difícil de cumprir. Vamos ver o resultado :)

Sem comentários: