segunda-feira, 30 de abril de 2012

Solidariedade

Cruzei-me neste instante com dados/números de uma recolha de bens alimentares que houve recentemente aqui no meu Concelho e a reflexão que vou fazer de seguida segue independentemente do gesto solidário das pessoas que contribuíram com os produtos em questão.

Patê, vinagre, pacote de sopa, compota/chocolate pão, pudim, chá, doces diversos, sumos e tostas. Honestamente e puxando da minha relativa experiência em iniciativas de solidariedade (em algumas entidades) e também à participação que faço questão de ir fazendo (nesta em particular, por exemplo, oferencendo simbolicamente uma barra de leite), parece-me... profundamente incrongruente a inclusão deste tipo de produtos. A solidariedade tem a ver com valores e, neste caso, com produtos ESSENCIAIS. Chá, temos a sorte de ter diversas plantas que o dão (hortelã, larajeiras, limoeiros, camomila, cidreira, etc - basta abrir a pestana), vinagre?? podemos fazê-lo do vinho que nesta zona muita gente tem em casa, ou apanhar limões que muita gente deixa ao "desprezo" nos quintais, patê???? tostas??????? (metam pãozinho no forno que ficam com umas quantas), pudins????? doces... diversos??????? sumos???? serão mesmo estes bens essenciais.

Volto a frizar que esta reflexão é mesmo independente do carácter solidário das pessoas que deram estes produtos. Deram e fixeram muito bem. Mas honestamemte, parece-me uma enorme contradição....

Sem comentários: