segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Urticária mental

Confesso que os erros gramaticais (orais ou escritos) são das coisas que mais "espécie me mete". Faz-me... comichão, vá.
Eu também me engano (raramente, raramente!), mas esforço-me para que isso não aconteça. E isso faz-se de duas maneiras: conferindo em caso de dúvida e, sobretudo, fazendo uma espécie de agricultura mental, dia após dia, semana após semana, basicamente ao longo da nossa vida inteira!
Nem vou fazer referência ao (des) acordo ortográfico, dá para ver/ler que o considero uma verdadeira palermice e estou-me borrifando para pseudo-novas regras sem sentido...
Mas qual é o motivo concreto deste meu post?! Passo a explicar: Vi-o online, naquela ferramenta que é uma faca de dois (le)gumes e que tem um potencial enorme, para o bem e para os palermas: El Facebook. Alguém (não digo nomes!) queria escrever "eu saio tarde". Vem do verbo sair, portanto. Não há hipótese de confundir com um eventual masculino de saia, ok?! Na mente de quem escreveu, o "i" tem potencial para ser a letra em que se carrega mais na oralidade e saiu esta alarvidade (ai que até me custa escrever...): "saí-o". Isto não pode ser normal... Estão a brincar, certo? Ah, já sei, é um quizz ou um fact check?! Ufff

A sério pessoal, não vos enterreis: entrai numa biblioteca, ao menos uma vez por mês; lê-de um jornal (sem ser o CM) de quando em vez; não sintonizais jamais o canal de tv homónimo, experimentai a RTP2 (ides gostar); tirai os olhos do vosso écran de telemóvel; quando digitardes sms, não useis abreviaturas.

Eu saio
Tu sais
Ele/a sai
Nós saímos
Vós saís
Eles/as saem

P. S.: Possivelmente, haverá alguma gralha neste post, mas juro que dei o meu melhor e que reli tudo antes de postar :)

P. S.2.: Só googlei a segunda pessoa do plural :) Na terceira fiquei 2 segundos na dúvida se tinha um "i", entre o "a" e o "e".

Sem comentários: