domingo, 25 de novembro de 2012

Sob pressão!

 
 
Num folheto desses que abundam por aí, vi que esta panela de pressão estava à venda no supermercado x. E hoje lá fui eu, em busca da dita.
 
Há já vários anos que comecei a juntar coisas para a casa. Aquilo a que vulgarmente se chama enxoval. É uma tradição, julgo que bem portuguesa, as meninas começarem a juntar assim coisinhas "para quando casarem". Também já há vários anos percebi que este não era o objectivo com que juntava estas coisas. Não. Vou juntando, tal como a galinha enche o papo grão a grão para quando EU tiver o meu poiso. E é com muito orgulho que de vez em quando vou espreitar o que fui arrecadando. Lençóis, cobertores, pegas, panelas, pratos, talheres, paninhos e panões (lol), cestinhos e cestões. A maioria destas coisas destes apetrechos estão em 2 arcas, mas outras começam a estar "espalhadas" plelo quarto (em especial debaixo da cama). Mesmo, mesmo a pedir: "Anda, mete-me na tua casa, cá lá!"
 
Hoje veio então esta panela de pressão, um utensílio que chega a ser mítico do meu imaginário infantil. Acho que não sou a única a recordar o barulhinho do apitito da pressão a andar à roda e à roda e à roda! O cheirinho a grão, a feijão, a sopa a cirandar pela cozinha e pela casa fora! Que doce é recordar isto :)
 
O que me fez ir à panela, salvo seja, não foi tanto o ser de pressão "à moda antiga", mas foi ter por acréscimo um pequeno andar, digamos assim, que vai permitir cozinhar os alimentos verdadeiramente em pressão, portanto, mais saudáveis. Que venha então o sítio para lhe dar uso :)

Sem comentários: