quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mas que bela notícia!!!

Amanhã, o presidente da AMI, Fernando de La Vieter Nobre, vai anunciar a candidatura à Presidência da República. Mas que bela notícia de se ouvir!!! Desde que tenho esse direito/dever sempre fui votar. Diz-se que o voto é secreto, mas desta vez digo: o meu voto será dele. Pelo seu carácter. Pela sua rectidão. Pelo seu humanismo. Pela AMI. Pelos Centros Porta Amiga (conheço relativamente de perto o de Coimbra e, que belo trabalho fazem). O apelido não lhe poderia assentar melhor.

Há uns anos, tive oportunidade de ir à apresentação de um dos seus livros, "Viagens contra a indiferença". Mas que magnífico homem e que magnífica vida. Na primeira página lá esta um pequeno autógrafo, que bela recordação. Que presença.

Em Outubro de 2002, a Ambar editou o livro "Vidas e estórias...Estórias e Vidas". Na página 19, Fernando Nobre conta o história de "Idriss, a minha estrela tubu". Sempre que a releio, a emoção assoma-se-me. Com pessoas e exemplos de vida como o de Fernando Nobre, Portugal e o humanitarismo sã0 mais rico. Dará um belo Presidente, porque só belas pessoas conseguem deixar testemunhos portentosos e pejados de sofrimento e simultaneamente beleza, como a história do Idriss.



"(...) O meu Idriss, se ainda for vivo, terá 29 anos e, estou certo, olha comendo uma tâmara para o magnífico céu estrelado do Chade pensando nos seus amiguinhos e, quem sabe, no Fernando que tal como uma estrela cadente um dia se cruzou na vida dele. Quanto a mim, desde então fiquei mais rico porque, graças ao Idriss, consegui ir além do que pensava ser capaz e, desde então, coninuar fiel ao que lhe prometi: cada vez que olhos para as estrelas penso no Chade e no Idriss.

(...)

P.S.:Em 1983 voltei ao Chade. Não consegui notícias do Idriss. Oxalá não seja já uma estrela."

2 comentários:

Sónia RM disse...

é de pessoas assim que a política em Portugal está a precisar...

C disse...

O Manuel Alegre é um belíssimo poeta: todos concordam.
O Manuel é um belíssimo político: nem todos concordam...

Mas pode ser que o Fernando Nobre seja efectivamente bom, até a "politicar"!