sexta-feira, 22 de março de 2013

31


Em dia de aniversario, impõ-se uma breve reflexão, ou não tão breve quanto isso!

Ainda estou na fase, e julgo que ainda vai durar mais uns anos, de gostar de fazer anos. Se bem que não me importava não necessariamente de voltar atrás e lá ficar, mas de comemora outra vez um qq ano da adolescência. E apesar de as recordações da infância serem talvez as mais carinhosas que tenho, a adolescência é a altura que nos vai ficando cada vez mais nostálgica no pensamento.

Aqui há uns tempos falava com uma amiga sobre isto de ter 30 anos. Quando tivermos 40 tb vamos sentir que somos "mais à frente" dos que tiverem 30, mas agora somos nós que cá estamos e, de facto, ter 20 não é o mesmo que ter 30. Mas voltando à conversa que tive com essa amiga, e ela concordava, que genericamente gostava de ter 30 anos e achava (e acho) piada ao rosto, ou seja, às rugazitas que despontam nos cantos dos olhos, em especial, e à aparência do rosto.Os rostos de 30 são rostos que guardam muito da adolescência, mas que já têm em cima marcas de muitos stresses, responsabilidades, etc.

Neste momento, uma das coisas a que acho mais "piada" é ter a sensação de que sou dona do mundo, nas medida em que a saúde, que eu saiba, está cá, e espero que por cá continue :) E na medida em que a estabilidade financeira (apesar de ter vínculo precário) existe de modo a dar-me algum conforto e a permitir-me algumas aventuras/desafios que ponho a mim mesma.

Depois, os 30 trazem Aquele assunto: o da estabilidade emocional, que é o meu calcanhar de Aquiles, e sobre a qual não me quero alongar muito.

Aparte este "coisa" de nos  sentirmos como donos do mundo, digamos assim, olho para o futuro e ele mete-me algum medo, honestamente. Talvez mais a partir dos 40. Não sei se terei os meus pais junto de mim. Não sei se terei alguém que tome conta de mim. Não sei.

Quase no final desta reflexão, digo também que começo sempre este dia com uma alegria espectacular  e a sentir-me uma espécie de princesa pequenina. Também tenho direito, não?! Julgo sempre que vai ser um dia espectacular mas, tirando mensagens, muitas, de amigos, é quase um dia normal, quase.

E deixo um pequeno sonho: A última vez que me lembro de me cantarem os parabéns foi quando casei os anos, aos 22, numa festita em Coimbra que eu própria organizei (lembro-me que fiquei a lavar a loiça até às tantas, para não deixar o apartamento de pantanas lol Mas é verdade, há cerca de 10 anos que não oiço um parabéns decente. Mas voltando ao sonho: um dia, espero ter um grupo de pessoas que me queiram bem que me entrem casa adentro sem eu contar, com muitas velinhas num bolo caseiro (nada de velas normais, ou seja, se fizer 40 anos, "quero" soprar 40 velas!) e só uma prenda (para além da surpresa): um grande ramo de flores campestres, de preferência margaridas de várias cores, embrulhadas simplesmente com um pedaço de papel pardo. É só isto o meu sonho. Pode ser que um dia se concretize.

E termino com 3 não gostos e 3 gostos:

- Não gosto de chegar ao fim do dia de trabalho e de pensar: o que é que eu vou fazer, que não seja enfiar-me em casa no meu quarto vazio, onde pouco amor existe;
- Não gosto de não ter coragem para resolver chegar-me à frente a resolver de uma vez por todas o meu assunto casa;
- Não gosto de ter há vários anos, uma família completamente desestruturada e de ter alguma vergonha de convidar uma ou outra amiga a jantar lá em casa, a lanchar, etc.

- Gosto, ou melhor, adoro, os meus dois trabalhos. Ter a felicidade de eles se terem cruzado no meu caminho e ter a capacidade de os conciliar. E gosto de gostar dos meus trabalho!
- Gosto das inúmeras responsabilidades que tenho. Para além do trabalho são umas quantas coisas que me vão preenchendo os dias. Nelas lido com pessoas doentes, com pessoas sãs, com pessoas novas, com pessoas velhas. E é com tudo isso que vou crescendo cá dentro e que vou dando valor à vida.
- Gosto de ter a certeza de que me fui construindo uma boa pessoa e de que, apesar de hoje assinalar 31 anos de vida, tenhon a certeza de que serei uma eterna menina :)

Sem comentários: