sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Do café e da Infância


A minha avó foi uma das pessoas que mais me marcou a existência. Infelizmente tenho de aplicar esta frase no passado... Mas que fique, ao menos a alegria, dessa constatação :) Uma das coisas que me fascinava era ela contar quando era "criada de servir". Era algo comum em Portugal as moçoilas terem esta ocupação, desde meninas, às vezes mesmo muito novas, até casarem basicamente. Era mesmo assim. A minha avó foi. Tal como as várias irmãs que teve (4, salvo erro). E tal como tantas outras. De modo que em miúda eu gostava muito de a ouvir contar estas histórias e de a imitar, por vezes. E então quando iam lá visitas a casa ou quando a ajudava a preparar o café mokambo fazia o que me dei ontem de manhã a fazer: Punha o açúcar e o café na chávena ou caneca, depois punha uma pinguinha muito pinguinha (lol) de água, só que me deixasse mexer aquilo num creme que, à medida que fosse mais e mais mexido ia ficando castanho clarinho. Quando mais mexesse, mais cremoso ficava! Depois era só ir juntando mais água, aos bocadinhos, de modo que o resultado final era/é uma bebida muito saborosa, com um toquezinho de creme à superfície. Não me faz falta o consumo de café. Bebo um descafeinado a meio da manhã ali no "tasco" da esquina, mais para respirar um pouco do que outra coisa. Costumava ir beber outro a seguir ao almoço, pelo mesmo motivo e para não regressar ao trabalho imediatamente a seguir ao almoço. Mas como ultimamente tenho ido a pé a casa, pensei o seguinte: o caminho que eu faço e a música que vou ouvindo, já me ajudava muito a espairecer. De modo que, para que é que vou gastar mais dinheiro no 2º café do dia??? Então a seguir ao almoço, tenho aderido ao café mokambo e a este pequeno (mas enorme) e saudoso ritual :)
 
&&&&
 
Ora estas fotós devem ter sido tiradas, mas coisa menos coisa, pelas alturas em que tinha este convívio saudável com a minha avó. São do tempo da catequese e o padre aqui da terra, que já aderiu ao FB, de quando em vez publicava uma ou outra relíquia. Em que vou vendo pessoas de que me lembro. Em que vejo crianças, jovens, idosos, etc. E tb me calha a vez a mim! De modo que fica o complemento ao "momento Mokambo" :)
 

Sem comentários: