sábado, 1 de maio de 2010

Coimbra

Durante todo o dia de hoje estive em formação nos bv com alguns colegas. Quando saímos, confesso que estava com MUITA vontade de ir relaxar um bocadinho na piscina, mas como é feriado, os meus planos saíram furados.... Depois de ter mudado de roupa, passado alguma água pelo corpo e comido alguma coisa, fiz uma das outras coisas de que gosto muito e me fazem maravilhas: conduzir. O que era um pequeno passeio até Pombal, rapidamente se transformou numa ida à minha cidade do coração: Coimbra!
Passei por muitos sítios. Acho que percorri grande parte dos caminhos por onde andei, estudante e working woman:
-Ainda no caminho, quando vi uma moto atraás de mim e não havia perigo, encostei ligeiramente para os deixar passar. Não tenho de fazer, claro, mas curto porque amo à brava os motoqueiros saudáveis. E o ajo mostrou o polegar quando, depois de me ultrapassar, voltou à via dele!! Que nices. Espero em breve juntar-me ao grupo. E tem de ser com uma Honda Transalp ou com uma parente bem próxima! Sei que é um bicho grande, mas eu domá-lo-ei!
-Também passei por dezenas de peregrinos. E dois deles, dois moçoilos jeitosos que iam com os peitorais à mostra. E que peitorais uiii
-passei por 3 das minhas ex-4 casas: outros objectos junto aos vidros, outras roupas estendidas nas varandas...
-passei pelo meu antigo local de trabalho: quase tudo na mesma, tirando uma futura Makro, um parque infantil, que não existia, junto de um dos tascos da esquina, um Pão de Açúcar no lugar do Modelo. Visivelmente, estas foram as mudanças que notei. Que saudades de passar aquela estrada um pouco antes das 7h00 e de comer um pãozinho com queijo e um galão na padaria Brinca Doce... E aquela subida, onde fiquei sem gasolina hehe
-Passei pelo campo de basquete da Igreja de São José. Belas tardes lá passei também. E uma vez, quando ainda morava no nº 22 nos prédios cor-de-rosa, e começou a chover a cântaros. e eu aninhada debaixo do escorrega dos putos, à espera que a chuva parasse para voltar para casa!
-Fui tomar um café no tasco ao pé dos Bombeiros Sapadores, bem cheio e acompanhado de um copo de água enquanto folheava o jornal: soube-me pela vida.
-Passei também pelas ruelas da universidade: vi um Cadillac velhinho xxl :)
-Passei pela Praça da República e pelos Arcos.
-Retenho dois cartazes:
1-algo do género: Acalma o grelo que a Queima está quase aí lolada
2-E "Os momentos passam, as saudades ficam". E se ficam...
-Vi algumas pessoas que via quando por lá andava. Que giro.
-Quase no final ainda fui buscar o jornal e a revista dos sábados, ao sítio onde tantas vezes fiz o mesmo, em especial quando ficava de fim-de-semana (no Gira). Que belas manhãs de sábado.

Apesar de pensar de quando em vez se as algumas decisões que tomei na minha vida foram mesmo 100% pensadas/correctas/etc, como fui feliz por ali
Apesar da nostalia que agora aqui exponho, como me fez bem este passeio. Como me enche de vida e como me deixa esperança num futuro melhor para mim.
Interiormente, julgo que estou muito perto daquilo que me imaginei ser "quando fosse grande" :) tirando uma ou duas arestas que sempre há a limar. Profissionalmente é que quero e tenho que crescer. As responsabilidades que rapidamente conquistei quando comecei a trabalhar em Coimbra, ainda não aconteceram por aqui. Outubro vai ser uma data muito importante na minha vida. Acaba o contrato que tenho actualmente e chagarei a um entroncamento: tenho bem presente o que diz a seta para o lado direito e a seta para o lado esquerdo. Queria que já fosse Outubro, para delinear o futuro. Mas tenho de esperar, não é? Este passeio de hoje foi mesmo muito importante, muito saboroso e muito bom. Agora, vou descansar. Amanhã o relógio desperta um pouco antes das 8h00.

FUI.

Sem comentários: