domingo, 28 de agosto de 2011

Irmandades

Ontem, mais ou menos a meio da manhã, ia eu a caminho da papelaria d costume p comprar a revista e o jornal da praxe, cruzei-me com um funeral em sentido contrário. Julgo que esta tradição acontece em muitos outros locais, mas aqui na minha vila, existem as chamadas irmandades. São basicamente conjuntos de pessoas, ligadas à Igreja, que, dependendo da zona da qual era residente a pessoa falecida, no dia do funeral vestem uma pequena bata, digamos assim, com uma cor expecifícia p cada um desses grupos e acompanham a frente do funeral: da capela até à igreja e depois rumo ao cemitério. E foi exactamente neste percurso que me cruzei com o cortejo fúnebre.

Fui então à papelaria e no regresso para o carro tive de ficar uns minutinhos à espera da recta final do percurso deste cortejo. E reparei que tudo somado, as pessoas que faziam parte das duas irmandades deviam perfazer o grupo de pessoas que seguiam o caixão, ou se calhar um pouco menos. E fiquei a pensar naquilo... É triste pensar que, na hora da morte, tão poucas pessoas têm disponibilidade, sensibilidade para pensar e acompanhar uma pessoa que faleceu. Seja vizinha, seja meramente conhecida, seja o que for.... Obviamente que não sei porque é que ia tão pouca gente, mas fico a pensar nestes piores motivos.

E reparei tb que houve pelo menos uma pessoas (que n sei quem era, mas reparei apenas no acto) nem sequer entrou no cemitério para acompanhar mais alguns minutos, embora breves, esta pessoas que nos deixou (e que eu não conhecia). Mais uma vez, não sei porque esta pessoas não entrou no cemitério. Podia ser porque tinha alguma obrigação. Eu é que, mais uma vez, penso nos piores motivos.

Termino aqui mais esta divagação sobre assuntos que me tocam... mesmo...

P.S.: Quanto ao post abaixo, repito que foi bom despir de expectativas, mas de qq forma, desisti de as ganhar. Esqueci o assunto, apesar de alguma insistência p comigo. E o motivo foi apenas este: porque não quero. E tb é bom não fazer o que não queremos :)

Sem comentários: