domingo, 28 de outubro de 2012

Dia de Todos os Santos

Acabei há instantes a tarefa de descascar as batatas para as tradicionais merendeiras do Dia de Todos os Santos (= 1 de Nov, quinta-feira). Este ano escolhemos ir pô-las a cozer amanhã à noite, quando calha melhor. Vou eu e o meu pai, como tem sido hábito ao longo já de alguns anos, com apenas 2 de interregno. Eu porque gosto de dar continuação a esta tarefa. E chamo o meu pai para ele recordar os tempos quando foi tropa na Guiné (teve a sorte de ser padeiro, porque seguiu à risca o terem-no aconselhado a dizer que era moleiro quando lhe perguntassem o que fazia. Inteligente!!).

Bem, mas continuando, esta receita das merendeiras veio ter-me há mão já não me lembro bem quando. Talvez há 10 anos, mais coisa menos coisa. E não mais a larguei. 2 kg de batata, 1 kg de açúcar, 1 kg de farinha, 3 ovos, frutos secos (eu escolho só nozes e passas de uva), erva doce e canela. Por norma, faço sempre a mais, porque acho mt bonito poder dar a várias pessoas e depois ter merendeiras até mais não, para o pequeno-almoço e para o lanche!

Este ano, a receita é a quadruplicar, pelo que descasquei então 8 kg de batatas :)))

Amanhã o meu pai vai pô-las a cozer e eu a meio da tarde conto dar uma escapadela a casa para amassar então estes ingredientes todos e poder deixá-las a levedar um bocadinho, até ao final da tarde, que é quando vamos então para p o pé do forno. O rádio irá atrás, para fazer companhia, e tb umas rodelas de chouriço, que quero ver se faço uns pãezinhos janotas.

E pronto, é isto. Mais um ano com merendeiras, ou broas, como lhes queiram chamar, mas que são boas como o caraças :) De resto, é inexplicável o prazer que sinto ao fazer isto. Julgo que se descascasse 15 kg de batatas o prazer seria o mesmo. É uma alegria fazer estas coisas "simples", mas profidas de tão grande significado. Talvez cada bocadinho destas merendeiras e do tempo que me ocupam tenham entranhadas as tardes em que, em criança, fui aos bolinhos com os meus amiguinhos e com o saquinho de pano; ou os bolitos que a minha avó guardava religiosamente dentro daquele armário doce, castanho claro, para dar aos meninos que ali viessem entoar "ó tia dá bolinhos, por alma dos seus santinhos"!

Que a cada ano que passe, possa eu voltar a fazer mais e mais merendeiras :)

Em breve, conto como ficaram :)

Sem comentários: