quarta-feira, 30 de abril de 2014

3 apontamentos

 
Depois das pinturas no passado Domingo, ainda deu para umas leituras, com dois ajudantes :)

 
O pequeno desafio de que falei por alto, alguns posts abaixo :)

 
E o degredo de hoje: MAIS COISAS PARA PINTAR :) :) :) :)

mais pinturas







 
Conforme tinha "prometido", cá ficam imagens da tarde do passado Domingo, que passei em deleitosas pinturas. A criar, portanto :)
 
E estão cá ideias para muitas mais novidades nos próximos tempos. Assim volte a ter domingos como este!

terça-feira, 29 de abril de 2014

street



Gosto muito desta fotografia. Tirei aqui na minha Vila. Com o telemóvel. Está ligeiramente torta, mas ainda assim é muito bonita. Fica a meio caminho entre o meu local de trabalho e a biblioteca. Um percurso que faço bastantes vezes. Fica à beira da igreja e bem perto de uma pastelaria moderno, onde às vezes vou almoçar e/ou tomar o café à hora de almoço. E onde antigamente havia uma loja daquelas à moda antiga mesma. Com o sr. Franco a atender, senhor velhote, de cabelos brancos como a neve. Lembro-me de ainda lá ter ido quando era miúda, não sei se já andaria no ciclo ou na primária, julgo que a segunda opção. E recordo-me que comprava umas bolinhas, julgo que de açúcar. teriam aí meio cm de diâmetro e eram brancas e cor-de-rosa. E ele embrulhava-as num pedaço de papel pardo. É apenas uma das muitas recordações que tenho da minha terra bonita, onde não pretendo deixar de viver, mas onde anseio a minha própria casa, que possa encher de (boas) recordações também.

domingo, 27 de abril de 2014

a sandes






 
Há uns tempos vi na televisão um programa que "ensinava" a fazer algumas receitas com menos calorias do que as que alguns pratos têm habitualmente. O pormenor a que assisti era a fazer uma espécie de hambúrguer, tinha pão, tomate, queijo e um ovo escalfado. E eis que hoje fiz algo parecido (já tinha feito há uns dias, mas sem o ovo!).
 
Um belo truque é o pão ir à torradeira. E este pão é de mistura, que tb ajuda. Depois, pela ordem ilustro veio o ovo, o tomate e o queijo. No final, saquei de um bocadinho de orégãos (como comi em Évora!) e, em vez de manteiga, pus um fiozinho de azeite, para as ervas "colarem" melhor! 0 a 10?! 11 :)))))))
 
Também é essa nota que dou à sopa que saiu ao final da tarde, repleta de feijão e gengibre!
 
Foi assim o meu lanche. A seguir houve mais umas linhas e Luís Sepúlveda :)
 
P. S.: Esta tarde, conforme tinha planeado, passei a tarde ao Sol, de volta de mais umas artes plásticas. Em breve, mostrá-las-ei aqui. Hoje apeteceu-me falar de culinária :)

sábado, 26 de abril de 2014

Pinturas










 
Depois dos lápis de cor, dos lápis de cera e das canetas e feltro, viro-me para as pinturas. E estou a adorar!!! Já com novas peças em madeira para dar cor, mais um recipiente de vidro e a tal massa de moldar a que me espero dedicar deleitosamente amanhã, assim esteja Sol. A meteorologia assim o prevê :)
 
Entrett, estas duas peças saíram muito naturalmente ontem a seguir ao almoço, entre a manhã e a tarde de trabalho. A girafa é para uma menina - a M - que já fez 3 anos. E o elefante é para um menino - o G - que está neste momento na barriga da mãe. (Agora soou a que essa mãe pudesse ser eu lol mas não, infelizmente anda não é a minha vez... Adiante: Na parte final, coloquei um guizo em cada uma, com ráfia e pus dentro de dois saquinhos jeitosos, com umas folhinhas pequeninas, que fiz com um mini-furador janota!
 
Amanhã, se o Sol estiver mesmo a preceito, acho que vou tirar umas fotós e, quem sabe, criar a tal páginas do FB com um pseudo-negócio lol
 
Aparte isso, ao final do dia conseguir ir ao shopping e cometer a proeza de gastar o dinheiro que custaria um dos bilhetes mais caros da viagem de Julho. Gaita... Enfim, valha-nos os livros que trouxe - o grande Eça, pois claro!, um conto do Luís Sepúlveda e o mais recente de Helena Sacadura Cabral. E valha também o estrondoso Sereia Louca, da grande Capicua. Um dos temas é este. Estou viciada e acho, sinceramente, que é um dos melhores trabalhos musicais dos últimos tempos: bom gosto, inteligente, etc, etc e etc.
 
E agora, ala, que tenho uma notícia importante para escrever...

quinta-feira, 24 de abril de 2014

desafio


Esta "coisa" da revolução que aconteceu faz amanhã 40 anos, em particular a parte que a antecedeu sempre me fascinou. Julgo que maioritariamente pelas histórias que o meu pai me vai contando. Pela vivência dele na Guiné e em Moçambique. Não me fascina só em Abril, fascina-me em todas as alturas do ano. No meu actual trabalho, um dos meus objectivos é arrancar com uma série de documentários individuais, por assim dizer, para guardar para a posteridade este tipo de testemunhos. Aparte esse desejo que nunca esqueço e que vai crescendo de dia para dia, amanhã vai ser um dia cheio aqui, como pelo país. Muitas comemorações, muitos mini eventos. E eu vou ter uma função dupla. A audiovisual, como é já habitual, e - aí reside o desafio com que intitulo este post - uma outra do campo das letras. Aceitei o desafio de ficar responsável pela escrita de uma importante notícia de jornal. Muito mais não posso dizer. É uma enorme responsabilidade, vai dar trabalho, pois vai, mas o entusiasmo está a transbordar!!!

Depois, hei-de actualizar :)

domingo, 20 de abril de 2014

Mora - after





Confesso que descer o Alentejo, por entre aqueles vales de beleza sem fim a ouvir Vitorino foi um dos momentos mais bonitos de sempre, arrisco dizer :) Valeu, portanto, o dia de hoje por cem mil visitas pascais!

Saldo positivo e miragens magníficas é o que fica.

Impressões sobre o fluviário de Mora, em concreto? 6, de 0 a 10.... Foi pena não ver as lontras. É um espaço interessante, muito pelos arredores (tem parque de campismo e uma zona de lazer, belíssima para passeio e piquenique), mas o fluviário em mostrou algumas zonas subaproveitadas e até desleixadas. Mas vale pela variedade de espécies e por aquela raia linda! E pelas rãs e coaxavam cá fora!!!





 
Ah, é verdade: estas 3 imagens não são de Mora. São de Montargil, uma localidade que fica a cerca e 19 Km de Mora. Parámos por aqui um bocadinho para esticar as pernas :)

sábado, 19 de abril de 2014

Mora na Páscoa


No ano passado, por esta altura, estava muito mau tempo e em pleno Domingo de Páscoa, acabou por não se realizar a tradicional visita pascal. Na minha casa, essa tradição costuma cumprir-se, mas vai sendo cada vez mais.... hipócrita. Essencialmente porque não vamos à missa. Portanto 2013 foi um motivo para arrancar com a quebra da tradição. Mas nada de ficar fechados em casa com os senhores à porta lol Se tudo correr como planeado, vou a Mora com os meus pais. O passeio não é daqueles 100% puros, porque a gaita da emotividade foi/ é/ será um enorme calcanhar de Aquiles por este reino. De qualquer forma, é um contributo para se fazer algo diferente do habitual. E só por isso, há-de valer a pena :)

 
Entrett, entre serviços aqui nos bv, continuam as pesquisas para mais umas férias a solo. O próximo passo é na próxima quinta-feira ligar para a estação alemã para esclarecer breves questões que não consigo esclarecer online (por interposta pessoa, claro, porque não falo alemão!). E visto que esta é a etapa mais "complexa" da viagem, se ficar satisfeita, então avançarei. Julgo que sim, avançarei!!!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Assombroso!


Gosto desta palavra. Muito. E de usá-la para adjectivar as coisas assombrosas. Assombrosamente belas, perfeitas e tudo o mais. Que comovem. Capazes, até, de impulsionar pequenas boas mudanças. Posso usá-la neste vídeo que acabei de ver.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Já podemos ser solteiros sem sermos pressionados?


“Não surge, não acontece, não há problema.” 
Um bom, interessante e, talvez até, confortante texto.

Por outro lado, e no rescaldo da "descoberta" deste som maneiro (no meu caso, sem a conotação ao género feminino lol) ficam os exemplares que estreei hoje. Quase que jurei interiormente que não voltaria a usar este "material", demasiadamente teenagers, mas tirando o facto de serem cópias, vê-se que foi uma jura perdida :) 

São óptimos, super confortáveis e sinónimo daquilo que eu quero que seja a minha vida: descontraída!




terça-feira, 15 de abril de 2014

Em frente, marche


Ora bem:

Já tenho ok laboral; ok dos bv serei a dar quando informar sobre as disponibilidades para Julho; livre tb andebolisticamente falando. Agora, só depende mesmo da minha vontade, dos meus trocados e do esclarecimento do insistente "mandatory seat reservation" blhacccc

Por esta altura, o quadro está assim (quase igual a quando tinha feito a primeira incursão por este planeamento). Como disse, as próximas 2/3 semanas serão decisivas. O que pode acontecer é, em cima da hora, num volte-face, eu optar por outros 2 destinos tugas. A ver...


Data
Origem
Partida
Duração
Destino
Hora
Chegada
Comboio
Aloj.
19/7
sábado
Pombal
23h09
 
 
Irun
11h28
(20/7.
domingo)
Sud-Expresso
Comb.
20/7
domingo
Hendaye
12h45
 
 
Paris (Montparnasse)
18h36
 
TGV
----
20/7
domingo
Paris (Est)
19h28
 
 
Hamburgo (Alem)
9h15
(21/7.
segunda)
City Night Line
Comb.
21/7
segunda
Hamburgo (Alem)
13h28
 
 
Copenhaga
18h14
 
ICE
----
25/7
sexta
Copenhaga
Koebenhavn H
9h42
 
 
Alemanha
Hamburg Hbf
14h16
ICE
-----
25/7
sexta
Alemanha
Hamburg Hbf
15h04
 
 
Amesterdão
20h27
ICE
----
28/7.
segunda
Amesterdão
 
14h55
 
 
Roterdão
15h36
ICD
 
----
31/7.
quinta
Roterdão
06h19
 
 
Paris (Nord)
09h35
Thalys
 
 
Paris (Montparnasse)
10h28
 
 
Hendaye/Irun
16h11
TGV
----
01/8.
Irun
18h50
 
 
Pombal
05h31 (02/8  (sáb)
Sud-Expresso
Comb.


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nós e os outros





Lembro-me desta série ter dado na televisão. Chamou-me a atenção pela mestria com que é/ foi feita e pelo selo de Álvaro Barreto. A somar, a música não podia ter sido melhor escolhida, Rodrigo Leão pois claro. De resto, o véu de melancolia e jeito biográfico que a cobre, fazem deste um dos melhores trabalhos alguma vez feitos por cá. Na minha modesta opinião, pois claro. Fiz a coleção que apareceu no Público há uns tempos, à qual só me fica a faltar o 1º número. É pena, mas valhem os outros 5 salvo erro que andam lá por casa. Para recordar e inspirar.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Nova aventura



Os planos relativos à aventura Pombal-Paris-Copenhaga-Roterdão-Amesterdão-Pombal ganharam um novo vigor!!!

Talvez seja desta.

Os próximos dias serão decisivos para a decisão final: ou vai ou racha :)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Estágio










 
Treinos, piscina, alimentação, plasticina e, acima de tudo, boa disposição. Foi assim mais um estágio do andebol de cá, este fds :)