quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Irrepreensível e vertiginosos

Há uns dias fui até Coimbra, entre outras coisas, ver o filme "Comer Orar Amar", do qual gostei bastante. Pelo meio do filme, alguém perguntava à protagonista - a grande Julia Roberts - qual era a sua palavra. E eu pus-me a pensar que tenho duas palavras que adoro particularmente:

Irrepreensível, porque a associo a uma pessoa para a qual se olha e que tem um aspecto jovial (não sendo necessariamente jovem), limpo, cuidadom, afável, elegante. Associo muito esta palavra às décadas de 50 - 70 em que julgo notar-se, pelo menos na filmografia, uma particular atenção sobre este aspecto irrepreensível das pessoas. E tenho também um pequeno testemunho do meu avô materno, que mesmo na casa dos 90, quando saía à rua, mesmo que numa mera ida ao médico ou ao supermercado, fazia questão de sair de casa irrepreensível, de colete, calcinha vincada, sapato irrepreensivelmente engraxado e cabelo irrepreensivelmente penteado. Gosto mesmo muito desta palavra.

Vertiginosos, também aprecio bastante este adjectivo, que se vê maioritariamente associado aos saltos altos. "Uns saltos altos vertiginosos". Também a associo a elegância e, consequentente, ou não, ao tal estado irrepreensível.

Mas, em suma, parece-me que a junção vertiginosamente irrepreensível me parece bastante bem conseguida. Tenho dito.

Sem comentários: