quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Morte

Há já vários dias que tenho tido um pensamento recorrente: a morte. A minha em particular. Há cerca de uma semana, esse pensamento apareceu de uma forma tão intensa, que se eu fechasse os olhos, parecia que estava a cair num buraco tão fundo e uma velocidade alucinante, de tão forte e triste que esse pensamento era. De facto, é um cliché, mas a morte é a única coisa certa que temos nesta nossa existência. Mas tenho-me sentido verdadeiramente triste quando penso que todos morreremos, que acaba tudo, que vão acabando as pessoas de quem gostamos e que nos fazem falta, que tanto poderemos morrer de uma forma tranquila (se é que isso existe), como na sequência de um acontecimento violento. Tenho feito um esforço grande para não pensar nisto muitas vezes e para, quando isso não é possível, levar o pensamento para uma zona positiva e humildemente acreditar que de facto não poderemos fazer nada para evitar a morte, mas poderemos fazer (ou tentar pelo menos, dia-a-dia) na nossa vida algo importante, cultivar as boas acções, os bons pensamentos e a melhor plenitude possível.

Mas não é fácil, não senhor...

1 comentário:

TLopes disse...

importante é aproveitar ao máximo cada dia que passa :D