sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Nova jornada
Mas enfim, lembrei-me de dar aqui um saltinho só para dizer que é bom tomarmos um banho de de tudo o que nos faz sofrer, de tudo o que nos faz mal, de tudo o que achamos que não nos deixa viver nem respirar.
É bom acreditar nos nosso projectos e fazer de facto algo para os concretizar. Não é fácil não senhor, mas depois de darmos o grande passo, é uma sensação muito boa. Vale a pena desprendermo-nos das coisas!!
No dia 1 de Janeiro de 2009, já não estarei no meu actual trabalho. Vou-me embora, para a minha vila de Ansião, de que tanto gosto. Onde tenho a minha Vida, as minhas coisas, o meu mercado, a minha gente...
É lá que irei começar quase tudo de novo. Nunca levei isto tanto à letra, mas será mesmo um ano novo, vida nova!! Vou arranjar outro trabalho (ainda não tenho, mas julgo que não tardará), comprar a Minha Casa, enfim assentar. Ouvi há instantes uma música na 3 (ando a ficar verdadeiramente viciada!) com uma mensagem fixe para este contexto: I'm good, I'm gone ;)
Mas sabem o que sabe mesmo bem, é sentir que (apesar de uma crise existencial pela qual venho passando há largos meses e que modificou coisas na minha vida a um ponto que não esperava) cresci, pessoal e profissionalmente. Ganhei muitas coisas e é com esse espírito de felicidade que parto para uma nova jornada.
Como diz uma música do Sérgio Godinho, "Vale a pena ver castelos no mar alto, vale a pena dar o passo e entrar na ilha ...".
Oh ye
terça-feira, 10 de junho de 2008
Per7ume
Há minutos, e numa missão que se revelou muito fácil, lá encontrei o tesourinho que de deprimente não tem nada. É um grupo, que se chama Per7ume (que inclui elementos dos Ornatos Violeta) e que em breve, desconfio novamente, (ando muito desconfiada ultimamente, não??) vai em breve habitar num VW perto de si (onde é que eu já ouvi esta expressão??).
Aqui fica então o exemplar que me chamou atenção (http://www.youtube.com/watch?v=nzv9R5kFnLk). Partilho-o aqui porque pela magia que o conjunto som+letra+vozes+etc tem me fez rir sozinha, como se estivesse a ouvir a piada mais engraçada do mundo ou a sentir a mais profunda alegria. Cada música toca cada pessoa de um modo particular. De um modo misterioso, curioso e inexplicável até.
De resto, tudo bem. Até breve (não sei bem quando, meaning "quando me der na veneta (expressão (provavelmente mal escrita) à letra lol). Fui
P.S.: Uma nota para um momento de televisão a que assisti hoje: o Castelo Branco a abanar a sua anquinha coquete ao som de, imagine-se, Quim Barreiros?? De rir e chorar por (não) mais...
domingo, 13 de abril de 2008
Maratona de Londres
1-A história do senhor Buster Martin, que, apesar da bonita idade de 101 anos (?!?!?!?!) ainda lhe dá gás.
e
2-Alguns guerreiros Masai que também participaram, vestidos a preceito (n da maratona mas da tribo deles!) para angariar fundos para a procura de água.
Impressionante o poder do desporto!!
E, já agora, parabéns ao João Neto (é pena, só se "ligar" a estes atletas quando dão grandes alegrias ao país, esquecendo-os um pouco durante quase todos os outros dias..)
Fernando Pessoa
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se num autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um 'não'. É ter segurança para receber uma crítica mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo..."
FP
Nem vou estragar com palavras da minha autoria: É simplesmente divino e divinalmente simples.
domingo, 6 de abril de 2008
2 ritas na fnac
Como cheguei um bocado em cima da hora, a elevada quantidade de gente e o meu nem 1,60m só me permitiram ver de relance a Rita Redshoes, mas adorei o som! Demorou meia horita (cerca de 20 e tal minutos desse tempo, devo ter estado em bicos de pés hehe), cantou 5 das melhores músicas do cd (que sorte!!!) e o som era tão fixe que não parecia mesmo que era ao vivo, parecia que estava a ouvir no carro ou em casa.
Em suma, valeu bem a pena!
Domingo
1-Sentada na minha escrivaninha (a última vez que por aqui devo ter estado, deve ter sido a estudar para alguma exame nacional);
2-Com o grande solinho, que parece amanhã vai tirar umas férias, a bater na janela e algum vento a entrar;
3-Com os pés descalços em cima da alcatifa!
4-A banda sonora a ser composta por dois dos meus programas favoritos, da TSF, e com duas pessoas que admiro: Júlio Pomar (Pessoal e Transmissível) e Pedro Couceiro (A Playlist de...) [que grandes músicas que ele escolheu!!I like them too].
Do melhor :)
terça-feira, 1 de abril de 2008
As férias já eram :(((
Estive quase o tempo todo por Ansião: andei na agricultura, dei treinos de andebol, tivemos jogo, andei de bicicleta, revi amigos e alguns parentes, cozinhei e fiz demais lidas domésticas, andei aqui com os meus gatitos (a barriga da minha Lira cresce a olhos vistos!! A comunidade médi8ca familiar pevê que o parto ocorra até dia 15 lol), etc. Enfim, um 100 número actividades que muito me aprouveram, mas mesmo MUITO. Soube muito, muito bem desacelerar e, apesar de ter havido poucos momentos mortos, uma vez que andava sempre a laurear hehe, soube bem descansar.
E, neste exacto, momento, é com alguma tristeza que devo arrancar para Cbra: algumas tralhas para arrumar. Não me aptece nada, mas mesmo nada deixá-los aqui e ir-me embora, sem planear o que vou fazer amanhã para o almoço, sem ir à vila a pé, enfim. A vida é assim mesmo, segue em frente, por mais que não queiramos....
quinta-feira, 27 de março de 2008
Adi Dassler
Estava aqui a tentar encontrar um link para associar à primeira vez que falei em Adid Dassler, e deparo-me com só mais um cena do além! Mas que grande animação: espectacular e quantos mais adjectivos!!
Ainda tenho um treino de andebol para compor (ups...) e fiquei certamente inspirada. Com isto, vou-me retirar ehehe, senão nunca mais saio daqui.
Deixo a cereja (do Fundão!!) em cima do bolo!!!!!
muhammed ali vs leila ali impossible is nothing english
Este é outro dos anúcios deste "grupo". Ponho-o no pódio, em ex-aequo com o da Yelena!! E fico-me por aqui porque acabo de descobrir mais alguns que ainda não conhecia.
Enjoy this one :)
Spot Adidas 2007 - Impossible is Nothing - Yelena Isinbayeva
Aqui há tempos andei a pesquisar um anúncio que tinha visto na televisão e, qual não foi o meu espanto, quando me deparei com mais 3 do género. Têm todos a mesma mensagem mas este, da Yelena Isinbayeva, atleta com mais do que provas dadas no salto com vara, é o meu preferido. Nessas belas tardes e manhãs a ver atletismo, é daquelas caras perante as quais apetece esboçar sempre um sorriso, mesmo quando o salto não é o melhor e ela própria, rindo, incita o aplauso do público.
Depois, e tendo em conta que se trata de um anúncio publicitário, tendo portanto a intenção de vender, este é uma masterpiece da espécie, conseguindo aquilo que muitos querem e não conseguem: tocar mesmo nas pessoas e incentivá-las a serem melhores para os outros, mas em particular para si próprias. Mas claro que a assinatura do Adi Dassler tem um saborzinho especial!!
Pequenas lições para os comuns dos mortais...
O Piano
Há alguns minutos, folheando a "Tabu", chamou-me a atenção uma pequena breve, que dava conta de um vídeo que anda a circular no Youtube, caracterizado com poucas palavras: uma animação feita em 2000, na qual figura um velhote ao piano, que conta a história de vida ao neto. Confesso que pensei que estivesse um pouquinho mais elaborado, mas está muito bom mesmo assim. Uma das melhores partes é a música: a banda sonora da Amélie Poulain continua a fazer parte do meu caminho :)
terça-feira, 25 de março de 2008
Rita RedShoes na Fnac
Mas, felizmente, há alguns minutos fui aqui fazer uma pesquisa breve e, confirmando o ditado "Depois da tempestade vem a bonança" (às vezes...) não é que a moçoila vai à Fnac de Coimbra no dia 4/Abril? Obrigada Senhor!!!!
Que bela maneira de assinalar o regresso ao trabalho, ou o final de férias (nenhum destes motivos deveria ser assinalado, apenas o seu inverso lol)
Bem, vou fazer-me útil e acabar de limpar a chaminé (um part-time que arranjei hihihihihi)
Seis Graus
Os Friends não falharam (o episódio de ontem foi porreirolas!) e um pouco mais tarde, 'tava em pleno zapping , quando apanhei o início da série "Seis Graus". Já tinha visto o reclame algumas vezes, mas ainda, chamou alguma atenção, mas ainda não tinha tido oportunidade de ver. E prontos, até ao final, o comando não mexeu mais. Já não me acontecia isto há alguma tempo (a última vez com o "Chocolate": ver uma cena que prende mesmo, não há mesmo vontade nenhuma de mexer no comando. A série é mesmo boa onda! Apesar de dar assim a modos que um pouco mais tarde da hora normal de trabalho, acho que é de repetir (ups, fónix mas dá à hora do treino caraças.... helooooo). OK, vou ver quando der!
Vou ser avó :)
segunda-feira, 24 de março de 2008
Rita Redshoes - Dream on Girl
Inaugurando os posts primaveris hehe digo que por infortúnios da vida, nomeada e concretamente relacionados com multas por excesso de velocidade :/, ainda não pude investir nos RedShoes. Mas não está esquecido. No regresso de férias, será um dos primeiros investimentos!
Ah, está a ser muito bom descansar!!
Amanhã, será o primeiro de dois dias de estágio das miúdas do andebol. Ao todo, 27 atletas e 3 treinadores. Vai ser uma boa experiência, a antecipar a segunda fase do campeonato regional e, espero, a inscrição no grau 3 do curso de treinadores que pretendo fazer.
Intés :)
sábado, 22 de março de 2008
22 - 26
Essa menina, hoje mulher, sempre assinalou todas as passagens de anos com um belo dia de Primavera. Se a memória não atraiçoa, este ano foi excepção, excepção que se traduziu também num dia mais tristonho, apesar de marcante, como são todos os aniversários.
Há seis anos, neste mesmo dia, alguém me disse: "Olha, aproveita porque quando deres por ela já estás com 26". E se é verdade... Como o tempo voa.
Apesar de algumas desventuras, que a mulher continue a ser menina e que possa celebrar outros tantos, com saúde, peça preciosa.
E, já agora, que este possa ser o começo de uma nova vida.
quinta-feira, 20 de março de 2008
Do nada
Ah, está a ser muito bom descansar!!
Amanhã, será o primeiro de dois dias de estágio das miúdas do andebol. Ao todo, 27 atletas e 3 treinadores. Vai ser uma boa experiência, a antecipar a segunda fase do campeonato regional e, espero, a inscrição no grau 3 do curso de treinadores que pretendo cumprir.
Intés :)
sábado, 15 de março de 2008
"Chocolat"
Há talvez 2 anitos, vi este filme pela primeira vez. Não é daqueles estonteantes, que são falados por toda a gente, mas tem toda uma história muito engraçada e que nos pode ensinar algumas coisas. Para mim, só o facto de ter a Juliette já justifica o entusiasmo. Muito fixe.
Há menos de um ano cheguei a querer revê-lo com uma pessoa especial, talvez por querer compartilhar parte dessa história, e quiçá, transpô-la para a minha realidade. Unfortunatelly, it didn't happened. Mas, quase que fruto do acaso, revi-o hoje. Por mais incrível que pareça, deu às 12h na RTP2 (abençoada RTP2!!!). Revi-o então refastelada no sofá, com um estender de roupa pelo meio e tal lol. Apesar de um ou outro pormenor ter reavivado coisas não propriamente aborrecidas, mas saudosas, valeu mesmo a pena! Ñão tenho muita a idolatria de ver e rever filmes, mas este sem dúvida que há-de cruzar-se comigo mais vezes. E quem sabe em momentos mais... felizes.
Enigma - Return to innocence
A propósito da pergunta que às vezes ouvimos na rádio ou na televisão ou lemos em livros ou em revistas - "Qual é a canção da sua vida" - confesso que a achei lamechas na maioria das vezes.E ainda acho às vezes lol Contudo, há já alguns anos que encontrei esta música/letra e, desde então, posso afiançar que, de entre várias de que gosto particularmente, esta é, sem dúvida, A minha música: pela mensagem, pelo sentimento e força que transmite, enfim, está tudo no título: "Return to innocence".
domingo, 9 de março de 2008
Experiência dominical
Não é proriamente agradável em nenhum dia mas num Domingo de manhã (10h00) é que não esperava. Mas pronto, é assim a vida e lá tive de deslargar essa bela quantia de 120 euros, por circular a 81 km/h dentro de uma localidade (ia a caminho do Avelar por essa estrada que detesto, o IC3), onde constava o sinal de proibido circular a mais de 50 km/h... É pá, podia dizer/pensar muita coisa: que a minha vida não se cinge a incumprimentos, que estava mesmo na hora do jogo de andebol (que lá ganhámos hehe), e mais coisas que tal mas a verdade é que tenho mesmo o pé um bocadinho pesado (mas tb sei tirá-lo do acelerador) e, apesar de custar pagar, que custou (lá se vão os parcos planos de férias....), acaba por ser justo: incumpri, paguei - no sentido literal do termo...
Devo confessar que o regresso a Coimbra, há minutos, teve troços bem mais lentos que o costume. O que sucedeu hoje, já poderia ter acontecido há tempos. Foi/É o que se chama um "abre olhos"....
sexta-feira, 7 de março de 2008
fds santo
De entre as obrigações, consta trabalhinho no pc, que se vai fazer num instantinho, espero eu, e jogo de andebol no domingo de manhã, em casa (ainda estamos no 3º lugar de 7!!, a 2 semanas do estágio de 2 dias em Ansião).
De lazer conjunto, consta um jantar de gajedo do secundário amanhã à noite, se bem que não aprecio particularmente estas espécies de rebanhadas femininas lol tipo, amanhã o gajedo vai todo jantar fora e assistir a sessões de streep, n é? Amanhã à tarde, lanchinho amigável tb.
De lazer individual consta uma noite de sexta-feira santa, com direito a ausência de despertador!!! Parece que de tarde, vem chuva, mas de manha acho que dá para ir nas calmas ao Gira comprar a revistinha e o jornal da praxe, para serem lidos antes de rumar a Ansião city.
E prontos, parece muita coisa, mas comparado com o meu habitual, será um descansinho quase 100% hehe
Não fosse o jogo sunday e marchava uma voltinha de "bicla" (esta palavra é o máximo) mas terei de adiar mais uma vez. Fica para as férias!!!!!!
sábado, 1 de março de 2008
Hoje deu-me para isto :)
É chunga, mas estou a gostar e isso é, afinal, o que mais importa :)
(só para dar uma pista, há alguns minutos tive o (dis)prazer de ouvir um anúncio ao trabalho (?) do professor Bamboo fónix é o medo, como diria uma amiga minha hehe )
Ontem deu-me para a gazeta, hoje dá-me para isto... lailailailai
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Rita Redshoes
Espero ansiosamente que chegue este dia e vou, certamente, ser uma das primeiras "compradeiras" do disco. Para além do referido dueto, conheço mais uma música que pesquisei e acabo de ouvir 2 trechos nesta entrevosta online. Não sei se isto se explica, mas basicamente o que já ouvi dela, deixa-me com a certeza absoluta de que álbum vai ser um belo investimento e de que vou adorar TODAS as músicas. Será influência, consciente ou não, por também se chamar Rita?!
Gazeta
Sabe mesmo bem fazer gazeta... e anhar :)
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Wearing black
O que ainda cá andava deixou-nos ontem à noite (coincidentemente tb em Fevereiro...).
O aprumo com que, até ao fim, queria brilhantina no cabelo, com que, até ao fim, queria os sapatos engraxados, e com que, até ao fim, queria a gravata e o colete, serão recordações que guardarei.
Today, I'm wearing a black shirt.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
ZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzz
Podia tecer vários e determinados comentários em relação a esta minha complexa construção frásica [cuja definição até se pode assemelhar a algo como “bomitar monelhos de cavelo”, quiçá] mas não vale a pena prolongar mais a tortura, atendendo a que o meu mal é mesmo sono, e talvez mais uma ou duas coisitas à mistura hehehe
1 carneiro, 2 carneiros, 3 carneiros
ZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzz
P.S.: Acho que já estou a ver gafanhotos gigantes. Ups esta deixa não é bem por causa do sono, pois não?! lol
Fui.
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Reportagem SIC
Podia aqui dizer muitos clichés, vanglorizar a força de vontade que irradia dos olhos e das palavras, reforçar pena pelas limitações físicas. Não vale a pena, como não é preciso dizer muito mais palavras. Vou acabar por utilizar clichés, sim senhora, mas de facto a vida está mesmo nestas pequenas grandes coisas/pessoas/acontecimentos com que contactamos. Ali está um homem, com todas as letras grandes, não só o H. Admirável querer viver a vida em pleno e a vontade de quere ser valorizado pela pessoa que é, pelo seu esforço e trabalho, por aquilo que pensa.
Mesmo no finalzinho da reportagem, quando a(s) pessoa(s) que estão a ser filmadas "destressam" e a câmara estaria supostamente em off, o rapaz levantou-se e perguntou à jornalista, meio sério meio a brincar": "Disse algumas coisas que não devia, não disse?".
Como também ouvi a pergunta, tomo a liberdade de responder: Pelo contrário. Disse toda a verdade e várias coisas que muita gente precisa de ouvir e de aplicar em muitos campos das suas vidas. Incluo-me no rol.
gordalhões & gordalhonas
RAP no seu melhor, como sempre :))))
Isto, claro, sem querer exagerar, tendo em conta a listinha vertical de vídeos da mesma fonte, que consta mesmo aqui ao lado direito. Mas já se sabe, p mim é Deus no céu e o RAP na terra. Ele merece, bolas!
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Crescer
Mas um deles, o meu amigo Zé Tó, foi pai há alguns meses. Curioso, o Zé Tó. Ficámos amigos na escola primária e foi por essa altura que passou também a ser meu vizinho do outro lado da estrada. Apesar de ser raro, ainda hoje se o vir do meu lado ainda o chamo e lhe aceno, que engraçado. Ele era uma das minhas companhias no grupo da descida de carrinhos de rolamentos, das tardes a jogar pingue pongue, das futeboladas de fim de tarde e dos domingos de aniversários (ele faz anos uma semana depois de mim, que giro). E foi nele que tropecei quando parti o meu pulso direito na segunda classe. A tarde de Sol de hoje ajuda a ter ainda mais saudades desses tempos. Que belos que eram!
Mas este pequeno intróito surge porque hoje de manhã, o Zé Tó entrou no messenger, e lá estava ele numa foto, mesmo ao ladinho do Martim (é como se chama o menino, Martim Coelho, o apelido paterno - tem nome de médico!). A primeira e única vez que vi o bebé, foi nas festas de Verão lá em Ansião, tinha poucos dias, se não estou em erro. E a cara do Zé Tó, todo feliz e babado, qual menino que sempre foi. É bonito de ver, sim senhor :)
Sol
Sol. Dizem vários livros/artigos/pessoas que o Sol tem influência no bem-estar das pessoas. Em mim, isso encaixa-se perfeitamente. O dia de hoje é disso exemplo: se calhar não se explica muito bem, ou até se explica: Quando há um dia de Sol como o de hoje, com um ligeiro friozinho para não esquecer que ainda é Inverno e com um calorzinho a espreitar, lembrando que a Primavera está à porta, sinto-me bem. Só apetece vestir uma t-shirt, pôr uma oculeira e andar por aí, a passear de carro com o vidro aberto e com um sonzinho maneiro, dar uma caminhadazita, jogar um ténes e mais coisas que tais (almoçar um shopsoi de gambas na esplanada do fórum, por não?!). Quando começa este tempo, posso dizer que sou e me sinto feliz, com uma aura jeitosa, vá. Apesar de tudo....
domingo, 17 de fevereiro de 2008
fds - the end
Despite de medium amount of work I still have 2 do today and the sleepy stadium I'm in: that's a life!!!!
P.S.1: yesterday I had really closed to one very speciel being: grelius humanius. And what a good example that was. Didn't mind studing it closely.
P.S.: About 4 hours ago, we lost the game of this weekend: Juve 21 vs CCAnsião 8 :(
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Flasback 2
O que é certo é que não resisti a fazer uma pausa no corte dos grelos que eu estava a empreender hehe (citando uma amiga minha: "grelos, grelos, quem me dera tê-los, p´ra poder comê-los" hihihihihi) e, tal qual uma criança, digo para o meu pai: "posso conduzir um bocadinho, posso???". E lá fui eu estacioná-lo mais à frente, toda contente.
Já não me sentava naquele tractor há p'raí......... 6 anos, talvez. Que belas tardes de férias passei eu a ajudar o meu nos aviários e a acartar farinha, a arrumar lenha no dito "canto da lenha" e outras tarefas que tais. Ainda me lembro a primeira vez que o consegui pôr a trabalhar sozinha: andava eu entretida e lá me resolvi que havia de conseguir. Passados escassos minutos consegui mesmo e os 2/3 cães que me estvam a fazer companhia até se assustaram com os gritos e pulos meio histéricos que dei depois de tão histórico feito!!! Para quem não conhece a coisa, salvo seja, é completamente indiferente, mas para quem conhece este tipo de meios de transporte, em que se tem de enrolar a corda na rodinha um pouco abaixo do motor e depois dar balanço e puxar no momento certo para a corda se soltar e engrenar o motor, há-de entender hehe
Belos tempos esses :)
Biblioteca
Mas o motivo deste, espero, pequenito post é o de dar conta de uma "cena tipo": não raras vezes, como aconteceu hoje, vejo lá um senhor de meia idade, que está na companhia de uma menina, não sei filha se neta, para aí talvez com os seus 10 anos. O que é certo é que ele lá enterte a vista na mesma secção que eu - a dos jornais e das revistas - e a menina ora está com um joguito ora nos livros infantis, ora na Net. Cada vez que os vejo, acho mesmo graça: hoje em dia, é mesmo de louvar não deixarem as crianças ficarem cama até à hora de almoço e aproveitar as pequenas (grandes) coisas que fazem com que a vida valha a pena :)
Quarto multifacetado
Num dos cantitos pude reparar nuns livros empilhados, que até há bem poucos dias habitavam em casa da minha avó Marquitas (no meu pequeno texto dedicado a ti, esqueci-me de dizer que era assim que eras, e continuarás a ser, conhecida). Quando me aproximei e dei mais atenção à papelada, encontrei nada mais nada menos do que o meu livro da 1ª classe, datado de há 20 anos (88/89), era eu bem menina (o que não quer dizer que hoje tenha deixado de o ser heeh) !!! Very impressing :)
Lá o folheei com saudade e é curioso como me recodo de estar a fazer alguns daqueles exercícios. É verídico. Recordo como se fosse hoje a letra C do "Caio caiu da cama", o X do "xaile da avó" e o "I de igreja". Lembro-me de recortar a cara dos meninos, incluindo a do Caio, que vinha no livro e que depois colávamos em cada nome. De picotar as letras para depois também lá colar. And so on. Alguns meses ou anos ais tarde decidi aplicar dotes de professora em alguns dos exercícios, colocando os respectivos certos, e autoapelidá-los de bom e muito bom (impressionante como não errava nada... Um bocadinho tendenciosa, não?!?!?!)
Engraçado como estas memórias nos ficam, nos fazem e nos alegram a vida :)
No meio deste grande mito vivo, do qual não mais me vou separar lol também lá encontrei a Sophia de Mello Breyner e a sua "A Fada Oriana" que, infelizmente, já só começa na página 40 e tal :/ e ainda outro objecto que me causou um grande flasback. A primeira coisa que me passou pela cabeça quando lhe pus a vista em cima foi: "Eu conheço isto". Passo a explicar: é um baralho de cartas com o qual eu me recordo de brincar e que tinha metade das cartas com animais machos e a outra metade com as respectivas fêmeas e os filhotes. Para que se pudesse jogar um segundo jogo com as mesmas, tb havia uma outra carta com um gato preto, na qual eu decidi deixar o meu autógrafo, há muitos anos lol tiques de estrela, é o que é! Ah, e há (mais) um belo pormenor: a caixinha ainda tem o preço marcado - 55 escudos!!!!!! Eu ainda sou do tempo em que um "jogo educativo da Firmo" custava 55 escudos.
E é assim, tenho dito. O sr.cãozinho que mora do lado de lá do IC8 (e que tenho direito a ouvir com acústica redobrada, devido ao eco e para bem dos meus pecados e dos meus nervos, fónix) decidiu há poucos minutos que se calhar era hora de parar de ladrar e de ir crescer um bocadinho, dormindo. E pá, eu gosto muito de animais, mas tipo a esta hora é capaz de enervar um bocado até o Jó não?????
A ver se agora me junto eu ao clube e se vou contar uns carneirinhos, com as suas ovelhas e respectivos cordeiros, tal como no meu saudoso jogo de cartas! Não sem antes terminar de ouvir "Tudo o que eu te dou", do Pedrokas Abrunhosas (lol), que começou agora mesmo na RFM.
Grandes vidas :)
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Andebol: 11 miúdas
Mas valeu a pena, porque tipo treinamos e fazemos exercícios específicos mas o jogo é o supra-sumo da coisa. Foi portanto mais 1h30 muito bem passada e que valeu MESMO a pena. Não costumo ir à sexta, por isso, segunda há mais :)
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Avó
Mas a influência que ela exerceu em mim foi grande e profunda. Ensinou-me a cozinhar, a costurar, a rezar, a rir, a fazer renda, a pedir perdão (aqui ainda falho), a fazer a cama todos os dias porque, como dizia "nunca sabemos como vamos regressar a casa" (mea culpa: nos últimos tempos tb tenho falhado aqui...). E tantas, tantas outras coisas bonitas.
Obrigada, avó.
Como eu tenho pena de só teres estado comigo e eu contigo na minha infância/adoslescência e não poder partilhar contigo a minha idade actual. Porque tu, sim, ias saber orientar-me.
Já há algum tempo que não vou visitar-te ao cemitério, mas penso em ti muitas vezes. Quando lá vou não consigo conter as lágrimas, e acho que nunca vou conseguir. É a minha maneira de te agradecer tudo o que me ensinaste.
A casa da minha avó ainda está de pé, e é mesmo quase ao lado da minha, em Ansião. Há vários anos, e devido à rebeldia da adolescência, durante uns tempos não me apetecia tanto lá ir e ela, um dia disse-me, com o carinho de sempre na sua voz: "Um dia hás-de querer cá vir e eu não vou estar cá". Como é verdade... O que eu daria por poder tocar à sua campanhia e poder deitar-me nos lençóis de flanela quentinhos que ela tinha! E poder comer bolachinhas. E voltar a fazer as pseudo-malas (roupa colocada dentro de alguns sacos de plástico, que orgulhosamente transportava numa viagem de 5 min a pé para casa dela!) e voltar a passar lá as minhas férias de Verão. E a lanchar pãozinho molhado em água com açúcar (ganda maluca lol) e almoçar salada de tomate e atum!
Na minha memória, ainda oiço os sons da tua casa. Ainda sei o que tinhas dentro da tua carteira de mão (algumas moedas, um pente, um lenço e um terço) e ainda me lembro do que comprávamos no mercado aos sábado (metade de um frango assado, um pão e um saquinho de tremoços - quando lá volto, ainda os compro. Desconfio porquê). Apesar de já não ir à missa, lembro-me de estar à tua beirinha ao lado da cama e de tu me ensinares a Salvé Rainha (de quando em vez ainda rezo, sim). E sei de cor o lugar onde me sentava contigo na igreja, ao sábado à noite.
Para além de todas as coisas não materiais que guardo de ti, sou eu que tenho o teu relógio de corda azul, que tu alimentavas todas as noites antes de o pousares na cadeirinha ao lado da cama. Não levas a mal, pois não? Nunca me irei separar dele, porque também ele tem um pedacinho de ti!
Posso, enfim, dizer com orgulho, que tive 2 mães! Obrigada avó, espero um dia voltar a estar pertinho de ti :)
Sabes qual é a última recordação que tenho de ti viva? Foi quando te fui visitar ao hospital em Alvaiázere e te pus a mão na testa. Como estava quentinha.
É verdade, sabias que acho que herdei de ti o gostinho por chá, por café Mokambo e pela Rádio Renascença? Ah: e ainda me benzo todas as noites, como TU me ensinaste.
Como vês avó, tu não morreste. Estás sempre connosco e afianço-te: eu também estou naquela fotografia que tenho guardada em casa e em que está tu novinha (provavelmente com a minha idade) com uma das tuas irmãs à porta da tua casa de solteira. Eu não sou tu, mas foste tu que me fizeste ser muito do que sou hoje.
P.S.: Não quero fazer norma de postar aqui cenas neste horário, mas hoje acho que mereço perdão.
Nota final: Oh avó, olha que ainda tenho guardada lá em casa, numa das minhas caixinhas de recordações, uma folhinha branca dobrada em 4, onde te tentei ensinar a escrever o teu nome. Lembras-te? Como escreveste bem Maria!
"No strings attached"
Não sei bem porquê, mas ainda bem.. felizmente que isto aconteceu. Parece que aquelas músicas mais melancólicas que tenho andado a ouvir e que magoam um bocadinho (mas que, apesar disso, a mente continua a querer ouvi-las. Não era suposto tentarmos afastar o que magoa?) têm sortido efeito. Juntamente com esforços conscientes e outros inconscientes...
Estou quase a apurar o sentido de "no strings attached".
Falta o quase...
Ainda bem.
domingo, 3 de fevereiro de 2008
Documentário RTP2
A história do miúdo basicamente começou na rua e teve a sorte de se cruzar com o senhor que está a cuidar dele, a dar-lhe treinos, casa e comida (como parece fazer com muitas outras crianças).
A par disto, o doc falava da controvérsia gerada em torno dos supostos exageros em torno da criança e blá blá blá whisky saquetas. Eu tb achei menos bem um ou dois pormenores, mas para compreender melhor a história do menino, julgo que é melhor começar por a admitir que ele tem mesmo uma base superdotada, neste caso irmã da gravidade, porque foi para as pernas hehe
Mais um belo programa da 2. Apesar de alguma controvérsia, correr 30 km todos os dias n é para todos, ainda menos quando se tem 4 anos!! E pensemos nisto, na sua curta vida, a criança já correu maus do que a maioria das pessoas (incluindo eu) jamais correrá...
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Já há tabelas :) + 2 ps
Hoje a meio da tarde, resolvi ir até ao court de ténis local (que gosto de dizer ténes hehe) para jogar um pseudo squash (até à parte da parede estamos bem, as bolas e a raquete é que são de ténis "normal") , o que há bastante tempo n tinha podido fazer. Eis senão quando, mesmo ao lado do campo, o que é que eu tive o prazer de ver? Não uma mas duas tabelinhas de basket!!! Claro que a seguir ao "ténes" lá fui matar saudades. Também não ia (tentar hihi) encestar há muito, muito tempo. Foi então 1h30 bem passada, pois que foi! Não sei se o motivo da instalação das tabelas foi o meu mail, porventura não, mas qualquer que tenha sido, PARABÉNS :)
P.S.1: Bem, deixa ver se faço uns resumitos de notícias para o trabalho mas adianto já que trabalhar sentada em caminhas, com o pc em cima de uma almofadinha, ajustado numa posição super confortável para teclar, com o aquecedorzito ao lado (eu pecadora me confesso, é um pequeno vício) e com sonzinho bom na rádio é outra vida. Assim sim, é trabalhar. Criava-me aqui :) Daqui a uns minutos, a cozinha com a lareirinha em pano de fundo e com 3 gatitos à mistura tb me parece um belo escritório, doesn't it?!
P.S.2: Os gajos (neste caso, os dentes do siso, entenda-se) são tramados. É pá, com eles e também com a ajuda do apêndice já percebemos a teoria da evolução, mas não havia necessidade de andarem aqui a incomodari uma pessoa.. Dois deles já marcharam, ainda antes de terem visto a luz do dia, mas ainda aqui andam os outros 2 que ainda não nasceram tb. Um deles não se farta de tocar à campainha caraças e de provocar uma dor ligeira mas bastante incomodativa, em especial quando há alimentos à mistura. Já sei que uma das minhas actividades de férias (que, como já tive oportunidade de dizer, vão ser 2 semanas E 2 dias hehe) vai ser estar deitadinha e sugadita durante alguns momentos na cadeirinha de dentista e dar à luz o dito dente e não sem antes levar com algumas doses de cavalo de anestesia. Depois disso já sei que as duas coisas que mais vou gostar vão ser expirrar quando tiver os pontos na boca e voltar ao dentista para retirar o fiozito da costura lol sem levar anestesia. Bai buscar :)
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Diz que é uma espécie de empréstimo
À primeira vista pode parecer um gasto meio estúpido (e confesso que os minutos a seguir à compra me aborreceram um bocado) por três ordens de razões (tchii):
1-Trabalho 8horas por dia ao pc e sempre online;
2-Tenho Net em casinhas (a verdadeira, em Ansião);
3-Fora o trabalho, a última coisa que me apetece é coisas relacionadas com pc/Net/teclas e afins:
Mas foi de facto uma boa ideia, principalmente quando è a minha vez de trabalhar ao fds e nem posso ir à empresa, nem estou em casa. Esse foi, aliás, o principal motivo porque comprei esta cena.
De resto, acho que fiz mesmo um bom investimento. Preciso ainda de explorar as potencialidades disto e alguns cuidados que terei de ter, nomeadamente com o execeder o tempo de uso :/ mas com certeza o saldo vai ser positivo. Em vez de anhar somente vou poder anhar com catigoria hehe, aprender mais algumas coisas, ordenar a minha papelada virtual e etc e tal.
Prontos, de resto tenho a dizer que a parte desportiva do fsd já foi (1h30 e assistir a um treino de andebol + 1h30 com um grupito fixolas e correr um bicadito e numa jogatana de futebol). Mas amanhã avizinham-se bastantes tarefas..
Elas que venham!!
P.S.: Devido a um pequeno erro bancário, eu e vários colegas do trabalho recebemos dois salários na conta mas, infelizmente temos (eu já fiz isso) de repor a quantia a mais. Fónix, era nestas alturas que devia dar assim a modos que uma branca informática nos serviços bancários lol
fds a mil
Sábado e Domingo seguem-se no mesmo ritmo... Venha de lá esse fds hehe
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Tiago Bettencourt - "O Jogo"
Dá mais cartas, baixa a luz e vem esquecer o amor
És tu quem quer
Sou eu quem não quer ver que o tudo é tão maior
Aqui está frio demais para apostar em mim.
Vê que a noite pode ser tão pouco como nós
Neste quarto o tempo é medo e o medo faz-nos sós
És tu quem quer
Mas eu só sei ver que o tempo já passou e eu fugi
Que aqui está frio demais para me sentir... mas queres
ficar?
Queres levar
Tudo o que é meu
É tudo o que eu
Não sei largar
Vem rasgar o escuro desta chuva que sujou!
Vem que a água vai lavar o que me dói!
Vem que nem o último a cair vai perder."
As palavras não são muitas, mas chegam bem longe :)
domingo, 27 de janeiro de 2008
LX
Bem, eu e lx não temos assim uma relação unha e carne (sempre gostei e continuo a gostar mais do campo e Ansião/Coimbra fazem-me falta) mas é sempre bom variar um bocado, ver caras/assuntos/coisas diferentes. Umas das aventuras foi ir ao casino (onde esbanjei 10 euros - phone-ix). Nunca tinha entrado em tal sítio hehe outra foi um pequeno souvenir que trouxe para casa: fomos lá a uma casa de chá e a nossa escolha foi uma "chá preto praliné de champanhe" ????? Não, não tem champanhe mas tem chocolate e pétalas de rosa (neste momento tenho aqui uma chaveninha dele a fumegar hihihi). Confesso que este casório me pareceu um bocadinho estranho mas efectivamente é assim uma coisa do outro mundo. MUITO BOM MESMO. Quer parecer-me que irei mandar vir umas encomendas lol
De resto as duas viagens de comboio souberam muito bem. A parte que mais gosto é passar por Santarém! (Em Junho lá estarei em mais uma Feira Nacional da Agricultura, se n tiver nenhum contratempo). E um domingo cheio de Sol tem Aquela magia, n é verdade?!
Agora, resta-me voltar à realidade e trabalhar aqui um bocadinho ao pc porque aproxima-se a 1000 à hora mais uma semana de labor (buuuuuuu).
Daqui a menos de dois meses (iééééé) terei mais 2 semanas E meia para me dedicar a mais devaneios, assim espero.
P.S.: Não pude estar com a minha equipa no jogo deste fds mais já soube que ganharam. Congratulations (Vamos agora preparar Bacelona).
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
No lugar certo, à hora certa
Ontem, não a ler um livro, mas por mero acaso, ainda por aqui no trabalho, encontrei uma frase que apareceu realmente no sítio certo e à hora certa. Ainda bem que a li no momento que li. Se bem que por vezes é difíci obedecer-lhes, algumas são mesmo verdades absolutas. Esta é uma delas:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
domingo, 20 de janeiro de 2008
Novidades
Um jogo muito fraco, que se saldou em 11-10 e uma atitude muito pouco aguerrida que começou a mudar na recta final do jogo, porém tarde demais. Enfim, o desporto também é feito de momentos menos bons. Esta semana mais treinos virão e no próximo domingo mais um jogo, desta feita em casa. Provavelmente não irei sentar-me no banco mas com certeza vamos jogar para ganhar!
De resto, este fim-de-semana mais parece de Primavera: neste momento envergo manga curta e "tá-se bem" lol mudanças climáticas a quanto obrigas...
Finalizando este pequeno "diário de bordo", um bolinho de laranja/côco/canela (ingredientes inventados à última hora, para improvisar aproveitamento de ingredientes disponíveis lol) e um desafio que me está a entusiasmar particularmente: ajudar a organizar uma viagem a Barcelona com as miúdas do andebol, para participarem num torneio. Tipo ir e vir no autocarro da Câmara (p'raí em finais de Junho, inícios de Julho) e angariar fundos para tal. Ainda não sei se será mesmo possível mas a ideia agrada-me bastante. Vai dar luta!
P.S.1: Ontem, num daqueles amontoados de coisas que basicamente não precisamos, que abundam nos hipermercados (neste caso no Jumbo) lá dei com uma espécie de casinha em forma de boneco para os meus gatitos. Tipo por 15 euros cabem lá os 3 (mãe e respectivos 2 filhotes) e não é que a bicharada adora aquilo?!?! Avé Jumbo hehe
P.S.2: Tenho de ir ver o novo filme "Expiação", já obedeci à ordem let's look at a trailler e parece-me da mais fina porcelana, sim senhora! A ver.
P.S.3: Pela importância, este deveria ser o primeiro PS: Então não é que marquei 10 dias de férias???!!!! Ganda maluca! Daqui a cerca de 2 meses estarei duas semanas e meia encerrada para balanço!! Boas novas.
Fui.
sábado, 19 de janeiro de 2008
domingo, 13 de janeiro de 2008
Andebol: Regresso aos jogos
Espero que isso só aconteça daqui a muitos anos mas acho que quando me passar para o outro lado, vou ter uma continhas a ajustar por causa destas declarações hihihi
Mas, pronto, adiante...
O jogo em si correu bem. Ainda tenho um longo caminho a percorrer em termos da análise técnica do jogo, bem como na aplicação de jogadas/treinos mais estudados mas hoje fiquei bastante contente com a força mental que (julgo) ter sido capaz de incutir e que, a par do trabalho delas dentro de campo, ajudou à vitória.
No próximo fim-de-semana, mais uma saída. Espero que corra como hoje.
sábado, 12 de janeiro de 2008
Dentista vs Bacalhau com batatas a murro
Mas basicamente a cena é esta: porque é que quase sempre que eu vou ao dentista e que regresso a casa só a mexer metade da boca e com um dos olhos meio arrepanhados, passo a expressão, pela anestesia, a minha mãe faz comidinha daquele gostosa?! Saí do dentista, depois de terem estado vários e determinados objectos voadores identificados (OVI), tipo brocas médias, massa compósita (???) e o camandro, dentro da minha boca e deparo-me com um grande dilema: de um lado 2 anjinhos em miniatura - a dentista a entoar "só pode comer às 14h30 [eram 13h], só pode comer às 14h30" e o recibo que tenho depois de pagar a conta; do outro, um diabinho chamado bacalhau com batatas a murro, que eu teimo sempre em dizer bacalhau a murro com batatas (lol). Tentando não sucumbir ao pecado, ainda pensei "como,não como?como não como" mas como nem tinha nenhum malmequer para tirar à sorte e os meus pais me responderam com um vago "tu é que sabes" eu lá disse: que se lixe. Os minutos a seguir foram passados a olhar para as notícias, digamos sob um ângulo diferente, tentando que o meu amado repasto não se atrevesse a cruzar o equador vertical da boca e que não medisse forças com a tal massa compósita hehe Correu tudo bem: Eu estou satisfeita/saciada e a massa está no sítio "sugadita" hihihi
Agora é esperar não sei quanto tempo até que a anestesia passe porque, ao que consta e não me lembrando do termo técnico para tal característica, têm de me administrar dose de cavalo desse líquido. Pessoas sensíveis é o que é lol
P.S.1: Há largos meses aconteceu-me coisa semelhante. Só que em vez do bacalhau eram Mentos de tutti-fruti e a coisa não correu lá muito bem. Resultado: Não respeitei as ordens das autoridades dentárias hehe e na semana seguinte tive de repetir a introdução de basicamente não sei bem o quê dentro do buraquinho do dente, que tinha sido basicamente extraído como que a saca-rolhas pelos referidos Mentos. Ups ;)
P.S.2: E não é que não me enganei no prognóstico do testamento??!!
domingo, 6 de janeiro de 2008
RAP no HQMC
Só agora estou prestes a fazer shut down no pc. Ganda pincel dominical que tive de gramar. Mas enfim..
Para terminar, ainda fui aqui fazer uma visita ao youtubas, para terminar em beleza. E que tesourinho encontrei: tchiii, eu lembro-me de ter visto esta cena, quando o HQMC dava num dia qualquer de semana, na TVI. Há montes de tempo...
Aqui fica.
Regresso ao andebol
Estava a ver que nunca mais.
sábado, 5 de janeiro de 2008
Lisboa - Dakar
Na minha opinião acho que isto não devia ter acontecido. Não deviam ter cancelado e a prova devia seguir em frente, sem medos de espécie alguma.
Lembro-me de começar a ouvir nas notícias sobre a morte dos cidadãos franceses em vésperas de Natal, lá para a Mauritânia, e de se começar a falar sobre essa possibilidade mas eu pensei: "esta cena acontece todos os anos, fala-se sempre disto mas não acredito que vá acontecer". Mas a verdade é que aconteceu mesmo.
Tudo bem que se compreende que não queiram descredibilizar a prova, caso acontecesse mesmo alguma coisa, que queiram proteger todas as pessoas envolvidas, directa e indirectamente, neste evento e evitar males maiores. blá blá blá saquetas whiskas blá blá blá
Mas esta prova é tão muito mais do que o dinheiro que tem atrás (que não deve ser nada pouco...), dos patrocínios, da logística, do árduo trabalho que envolve.
É o desafio de chegar ao Lago Rosa. É a força mental e física dos pilotos, com espírito de sacrifício e, mesmo, de sobrevivência, em situações mais adversas. É o som das motos, carros e camiões. É o H e a máquina, numa irmandade constante. São as pequenas grandes acções de solidariedade que o Dakar também leva todos os anos aos países africanos. Mas é sobretudo a paixão pelo desporto e pelas coisas boas que ele dá e ensina.
É por isto e por muito mais que espero, sinceramente, que para o ano o Dakar regresse com todo o seu vigor. E que não seja apagado por essas nuvens negras que em 2008 o feriram.
Saldos
Aproveitando um tusto extra que caiu por obra e graça do divino espírito santo (não não por trabalho meu, ora), dei uma visita aos saldos conimbricenses.
Como qq gaja que se preze hehe não pude deixar de entrar em algumas lojas de roupa. Pronto, comprei tipo 2 ou 3 coisitas hehe.
Isto quando se vai com tempo e disposição até se encontram coisas fixolas, mas das que estão refundidas nos fundilhos (salvo seja) dos expositores (pronto, já revelei o segredo lol)
Mas confesso que assim à vista desarmada vê-se muita pinderiquice (para o meu gosto, claro).
Bem, mas para manter algum grau de sanidade mental hihi, a Fnac também fez parte do itinerário e encontrei duas pérolas, com o sinal de que muito gosto: o preço verde!!
São elas, Lilly Allen e Jamiroquai. Da primeira é o tb primeiro CD dela, pelo menos que eu saiba. Já pus aqui um post com a música que me fez descobri-la (Littlest Things)mas o resto do CD não lhe fica nada atrás. Quanto a Jamiroquai, é um pequeno best off, do qual deixo aqui my favourite hit: Virtual Insanity. O Poder.
A bombar num VW perto de si!
Ainda há cultura!!
Ontem à noite, convidei a minha mãe para ir até Coimbra e fomos até ao Convento de S.Francisco assitir ao concerto de Ano Novo da Orquestra Clássica do Centro, por 5 euros cada bilhete.
Mas quem bem!!
Esta música foi a penúltima de cerca de 2 horas bem passadas (é aquela do anúncio do CIF hehehe), num espaço com uma acústica porreira, apesar do algum frio que estava...
De resto, um aplauso para os pais que levam os filhos pequenos a este tipo de eventos. Quando/Se os tiver, também farei o mesmo.
De acrescentar só que o maestro chama-se Virgílio Caseiro e é um conterrâneo cá de Ansião.
No final, só uma nota negativa: fui até ao Claustro, na esperança de consumir um belo café com natas. Mas aquilo parece que mudou de dono e esse produto nem aos calcanhares chega ao que lá serviam. Fica a memória do último.