quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A viagem - Episódio 1

 
 
Por coincidência, exactamente 2 meses depois de ter partido na minha aventura de Setembro, aqui fica uma das fotós tirada pela minha taxista de serviço naquela tarde solarenga de sábado.

Foi aqui que tudo começou, na estação de Pombal, onde subi a bordo do Sudexpresso e onde, algumas semanas antes, tinha comprado o bilhete (o único que comprei fisicamente).

Foram 15 dias de alguns momentos de solidão, mas de uma sensação brutalíssima de liberdade e de bem-estar. Foi coincidência publicar este primeiro "episódio" hoje. Fi-lo para me inspirar, de certo modo, porque os últimos dias (para variar) não têm sido fáceis. O manto sombrio teima em pairar....

Mas, adiante: para compor um pouco melhor o ramalhete deste primeiro capítulo, algumas notas:
- A pasta laranja, que sempre me acompanhou! Continha os bilhetes de comboio, os mails de confirmação dos mesmos e as reservas dos 2 hostels (Paris e Londres) e do hotel em Glasgow.
- Nas costas, a mochila hiper-mega-gigante, com a casinha e com dois emblemas (um de Portugal e outro de Ansião - que uma vez no metro em Paris me recordo de ver pelo vidro um moço a tentar deslindar de onde era!!). Emblemas que enverguei com grande orgulho em todos os sítios pelos quais passei :)
- À frente, a mochila mais pequena, com alguns pertences "mais à mão". Foi essa mesma mochila que, um pouco mais vazia, me acompanhava de manhã na saída dos hostels/hotel e depois no regresso. Ia apenas com algumas coisas essenciais para me desenrascar durante o dia todo pelas cidades e locais onde estive.

E mais uma nota final: A preparação desta viagem não foi nada formal. Ia descobrindo/pesquisando informações na Net. E guardando tudo. A parte da Escócia não estava planeada inicialmente. A ideia era ir à Irlanda. Mas acabou por ser assim. E ainda bem, porque foi a cereja no topo do bolo! Acho que a coisa começou a soar mais a realidade quando comprei os bilhetes de TGV e, posteriormente, quando ia preenchendo o famoso quadro e, como é óbvio, quando comecei a fazer a mala e a ver o aproximar do dia 15 de Setembro. Pareceu-me na altura e, agora, cada mais à distância, continua a parecer-me meio surreal toda esta experiência! Mas foi algo muito positivo na minha vida.

Alguns dizem/pensam que para viajar sozinho (e no feminino ainda parecerá mais intenso) é preciso ter uma grande panca. E é mesmo, bem vistas as coisas! Mas a verdade é esta: Quando se trata de pessoas adultas e de um projecto que se pretende empreender, não pode haver impedimentos, desde que haja vontade. Eu queria muito viajar (e escolhi propositadamente fazê-lo só de comboio - daqui a uns tempos irei falar mais sobre essa vertente). Já tinha pensado diversas vezes que aos 30 anos queria conhecer outros locais fora de Portugal, sem ser Frankfurt, onde fui num intercâmbio, por volta dos 15 anos. Portanto, havia vontade, havia recursos, havia possibilidade de orientar o serviço nesse sentido, para essa pausa de 15 dias. Não havia companhia? Pelo menos companhia que quisesse mesmo ter? Não, não havia. E continua a não haver... Aqui há uns tempos lia um actor que falava disto de viajar sozinho e contava que se chegava a uma altura na vida em que era difícil viajens entre amigos. Porque uns têm filhos porque outro têm aquilo ou aqueloutro.

Foi em todo este contexto que me fiz aos carris, que cresci, que sorri, que vi pessoas, paisagens... Que, à minha maneira, dei uma espécie de novos mundos ao (meu) mundo.

Para finalizar, olhando agora para trás, parece que tive uma trabalheira enorme em preparar tudo e não me apetece estar a fazê-lo outra vez. Mas confesso que a Holanda anda debaixo de olho, que já tenho um word no desktop a dizer "Viagem2013" e que Roterdão e Amesterdão me parecem bons destinos. Tudo de comboio outra vez. Adorei a ideia de numa só viagem conhecer 3 destinos, mas começo a imaginar 15 fantásticos dias e conhecer estas duas cidades (em 2/3 dias) e a parte mais rural nos restantes. Repito, tudo de comboio outra vez.

Vamos ver como (de)corre a vida :)
Episódio 2, brevemente, num "Cenas Tipo" perto de si ;)

Sem comentários: