segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

New Year

 
Estou quase certa de que, se for pesquisar os últimos 7 anos (tantos!) em que mantenho este blogue, por estas alturas de vésperas de ano novo, terei posts semelhantes a este. Mas vale a pena escrever "de novo".
Mais do que as festas (às quais nunca vou), a euforia (que vejo na TV) e de tudo o que rodeia esta segunda etapa da quadra natalícia, há um momento que para mim é, especial, de certo modo: substituir a "velha" agenda por uma nova. Mas este acto puramente fútil, em termos do objecto em si mesmo - a agenda -, traz aliada uma simbologia que, para mim, vale ouro. A perspectiva de uma vida plena, de trabalho, de coisas boas, de um ano em cheio. E foi com essa aura que já tenho todos os fins-de-semana de Janeiro preenchidos com andebol e serviços nos BV; que já tenho os jogos de andebol todos anotados até Maio; as iniciativas dos Ansibikers, o casamento da amiga S., o concerto x, y e z que gostava de ver e ouvir, o tipo de sangue, as anotações preciosas sobre os deprimentes pagamentos de IVA e SS (lol).
 
E algumas fases-chave, daquelas que gosto mesmo a valer e que me inspiram. Estão estrategicamente escritas, ora a direito, ora a diagonal, para que, de certo modo, não me deixem cair quando estou mais em baixo :/
 
De todas (são "só" umas 6), destaco esta:
"Uma vida com significado é feita de uma série de actos quotidianos
Movidos pela bondade e pela gentileza
Os quais, quando somados, se traduzem ironicamente em algo verdadeiramente grandioso,
Conseguido ao longo dos ano."
 
in "Quem chorará por mim"/ Robin S. Sharma
 
 
De resto, tenho imensa pena de não poder agendar algumas coisas que vou vendo na vida de outras pessoas próximas e que eu própria adorava estar a vivenciar: um fim-de-semana romântico não sei onde, comprar um presente especial, ter um filho (sim, porque os 32 estão próximos demais e, se isso é difícil de acontecer, daqui a nada será impossível...).
 
Para final, simples desejos, não de ano novo, mas no fundo diários. Não estão na agenda, mas estão no coração. E isso é que vale.
 
1. Saúde
2. Trabalho (com o mesmo entusiamo, intensidade e dedicação de sempre)
3. Emotividade (tê-la e expressá-la mais)
4. Viagem de comboio (Sou uma mulher ou um rato?! Se já organizar com sucesso em 2012, também vou conseguir organizar tudo sozinha, outra vez. E sozinha também ir e voltar
5. Curiosidade (Continuar a tê-la em relação a tudo o que me rodeia. E fazer um qualquer trabalho de bricolage com a mesma motivação com que lavo meia dúzia de pratos!)
6. Casa (um sonho adiado há anos, mas tão tão tão intenso
7. Encontrar alguém com quem exista aquela magia de que todos precisamos (Se esse alguém continuar a não existir, ao menos que os momentos em que me sinto profundamente sozinha sejam cada vez menores)

Sem comentários: