Bela música, bela letra, bela interpretação :)
Não fosse o fim-de-semana "atolado" e seria um momento perfeito ://
Haja saúde!
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
"Bela Flor"
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
1000 à hora, para variar....
Avizinha-se mais um fim-de-semana a 1.000 à hora:
Sexta
18h00-19h00 andebol
21h00-?? Trabalho: Apresentação de um projecto relacionado aqui com a vila.
Sábado
7h30-12h30: Andebol. treino da selecção regional. saída às 8h00 rumo a Leiria
Relax (a ver se consigo ir à piscinha)
20h00 Trabalho: Noite de fados aqui nas redondezas
Domingo
Manhã: Trabalho: Prevenção bv a um cicloturismo
Relaz (a ver se... anho lol)
19h30-7h30 Trabalho serviço bv
VVVVVVVVVVvrrrrrruuummmmm
Serve esta piquena introdução como que uma também piquena amostra do que será o mês de Março. Estive mesmo agora a anotar na agenda de trabalho as tarefas que há a fazer. Exceptuando a primeira semana, que talvez sirva como "ganha fôlego", contam-se pelos dedos de uma mão os dias em que não anotei nada. A vila é relativamente pequena, mas há tanta coisa que vai acontecer: entre palestras de escolas, a encontros de poesia, peças de teatro, conferências, actividades desportivas, ufa.... e adicionando isso a todas as minhas actividades extra-curriculares, sobreviver é um termo demasiado forte, mas vai ser dureza. A ver se me vou abastecer de iogurtes paturâges naturais, que andam a ser base da minha alimentação :/// Mas pronto, haja saúde para tudo :)
P.S.1.: Às vezes, quando me perguntam "Podes fazer isto?" eu demoro uns segundos a pensar, porque tenho de processar as informações da minha agenda hehe
P.S.2.: Quando terminar o CAP e o próximo mês de Março, tenho definitivamente de abrandar um pouco. Por um lado este stresse é bom, mas qb...
Conclusão: Conseguem adivinhar para onde vou daqui a 1 horita e pouco? 1ª Tentativa?..... 2ª Tentativa?.... CAP, pois claro...Bolas.....................
calma, desconstração e estupidez natural
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Co-ração
Eu explico: vinha à minha frente uma carrinha cujas letras da matrícula eram C+U hehe. Eu tenho um pequeno fetiche com matrículas hehe e não tinha mais nada para onde olhar lol
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Ontem e hoje
E ao que consta, até final desta semana, vou ficar a trabalhar aqui sozinha, "na solidão positiva desta sala branca".
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Que fim-de-semana
1.Sexta-feira 18h00: filmagem de um encontro de contos para os mais novos na biblioteca (antes passei eplo gimno, pois não poderia ir dar treino de andebol...)
2. Fui a casinhas, pôr a câmera a carregar, trocar a cassete, mudar de roupa e comer alguma coisita
3. Sexta-feira 20h25: filmagem de um torneio de sueca (com cada exemplar da espécie masculina, que nem vos conto....). O meduuu Regresso a casa: a rondar as 00h00
4.Sábado 7h40 pastelaria da esquina, a malhar um pão com queijo e um galão. 25 min depois, a caminho de Leiria, com 3 miúdas do andebol, para um treino da selecção regional de infantis. Regresso a casa: a rondas as 12h00
5. Entre as 12h00 e as 16h00 colnsegui lavar a aspirar dois carros, arrumar o amontoado de roupa que tinha no meu quarto, aspirá-lo, almoçar, passar os olhos pelas cusquices das fotós da Nova Gente (porque eu compro-a há uma porrada de anos, mas só passo os olhos pelas fotós e pelas gordas. Julgo que o que leio com mais frequência é mesmo o horóscopo hehe)
6.Por volta das 16h00 a caminho da piscina (foi uma das vezes em que me soube melhor! Andava a precisar há tempos já. Piscina super quentinha e só para mim Iééééé´)
7. Como estava a meio caminho de Coimbra, deu-me o ataque e rumei à metrópole. Sim, é que a natação dá fomeca. Fui até ao fórum, onde malhei um shao min de gambas e um clepe. Para o caminho de regresso, ainda fi comprar uma meia dúzia de gomas (pronto eram 12 talves buáá). Regresso a casa: A rondar as 19h00
8. No entrett ainda estendi as toalhas da piscina e uma bacia de roupa que estava a aguardar pela vez de ir para o estendal.
9. Tinha as coisas prontas para ir ao trabalho da noite (um concerto de uma banda filarmónica) quando, por volta das 20h45 deu-se o imprevisto de que falei abaixo. Rumo a Pombal. Regresso a casa: a rondar as 2h00
10. Hoje de manhã era para fazer uma outra filmagem, mas dado o cansaço acumulado da noite anterior e a consideração de que (não) fui alvo, mandei o despertador para as urtigas.
11. De manhã ainda fui à farmácia buscar ums receita que faltava, almocei à lareira. Já vi aí mais umas coisitas ou outras. Agora estou aqui no meu rico quarto, com o aquecedeiro e um dos meus gatos a chonar aqui à minha beira hihihi. Também já li o DN de ontem, aqui refastelada. Julgo que ainda vou conseguir ver "O Bom Rebelde" (aproveitei a ida à biblioteca na sexta e trouxe-o. Já o vi, mas gosto bastante do dito e vai saber-me bem este descanso (é provável que pelo meio, durma uma sesta..)
12. Mas ainda não acabou: Mais logo, às 19h30 estarei de serviço, até às 7h00. O que me anima é que vai haver um FCP vs SCB. A ver se não há muito que fazer, para poder ver o jogo :)
13.A ver se renuncio a uma ida ao Intermarché local (meu ex-local de trabalho) para adquirir uma... lasanha hehehehe
VVVVVVVVVVVVVVVrrrrrrrrrrruuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmm FUI.
...
1-Foi a primeira situação hospitalar assim mais familiarmente chegada que me aconteceu. Apesar de não ser uma situação por aí além, não é fácil ver os progenitores numa maca, cheios de dores, ajudar a colocar na ambulância, em suma, numa situação de visível fragilidade (Já tinha visto este tipo de fragilidade, mas mais escondida. Assim é diferente...). Preocupa-me passar por isto no futuro (Não por mim, mas por eles).
2- Julgo estar a ser 100% sincera quando digo que há muito poucas coisas que me metem realmente medo. O medo não da minha morte, das de vir a sofrer durante a mesma, é um deles. O outro, e apesar de continuar a gostar do meu estado eremita, é imaginar-me daqui a digamos 30 anos, por exemplo, e não ter ninguém que esteja na sala de espera do hospital a aguardar por notícias minhas e à espera para me levar de volta a casa. E que a minha única alternativa seja ligar para um táxi e pedir: "É para casa, se faz favor". E que a mesma esteja escura, fria e... muda.
P.S.: Depois de me levantar esta manhã, e de ter lavado a cara, pesei-me: No mostrador: 55,8 Kg Hummmm
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Ouvi-te
Se me leres: eu gosto e irei sempre gostar de ti. Daqui, do meu canto, no meu sossego desassossegado."
Uma Aventura...
Mas que bela notícia!!!
Há uns anos, tive oportunidade de ir à apresentação de um dos seus livros, "Viagens contra a indiferença". Mas que magnífico homem e que magnífica vida. Na primeira página lá esta um pequeno autógrafo, que bela recordação. Que presença.
Em Outubro de 2002, a Ambar editou o livro "Vidas e estórias...Estórias e Vidas". Na página 19, Fernando Nobre conta o história de "Idriss, a minha estrela tubu". Sempre que a releio, a emoção assoma-se-me. Com pessoas e exemplos de vida como o de Fernando Nobre, Portugal e o humanitarismo sã0 mais rico. Dará um belo Presidente, porque só belas pessoas conseguem deixar testemunhos portentosos e pejados de sofrimento e simultaneamente beleza, como a história do Idriss.
"(...) O meu Idriss, se ainda for vivo, terá 29 anos e, estou certo, olha comendo uma tâmara para o magnífico céu estrelado do Chade pensando nos seus amiguinhos e, quem sabe, no Fernando que tal como uma estrela cadente um dia se cruzou na vida dele. Quanto a mim, desde então fiquei mais rico porque, graças ao Idriss, consegui ir além do que pensava ser capaz e, desde então, coninuar fiel ao que lhe prometi: cada vez que olhos para as estrelas penso no Chade e no Idriss.
(...)
P.S.:Em 1983 voltei ao Chade. Não consegui notícias do Idriss. Oxalá não seja já uma estrela."
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Invictus
Encontrei esta declamação belíssima do tal poema que deu nome ao filme "Invictus". É de um senhor inglês, diz que dos tempos vitorianos. Aqui fica uma tradção (só consegui encontrar uma cena meio abrasileirada, dei um ou dois toques numas palavritas, mas versa assim:
Do fundo desta noite que persiste
A envolver-me em breu – eterno e espesso-,
A qualquer deus – se algum acaso existe,
Por minha alma, insubjugável agradeço.
Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei – e ainda trago
Minha cabeça – embora em sangue – erguida.
Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta nem me martiriza.
Por ser estreita a senda – eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor do meu destino;
Eu sou o comandante da minha alma.
Take 2: "Invictus"
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Take 1: "A Bela e o Paparazzo"
Bem, como já aqui dei conta, programei o meu diz de Carnaval e lá fui até Coimbra, para uma tarde diferente. E como valeu a pena!!!
Depois de ter beliscado um pequeno petisco na pastelaria Arco-íris e de ter dado uns passinhos na Baixa quase despovoada, fui fazer um pequeno estrago ao Decathlon hehe
Depois rumei ao Dolce, e comprei os dois bilhetes para os filmes que tinha escolhido. Às 15h00 estava sentadinha na sala 7. Filme: "A Bela e o Paparazzo".
Não tenho assim nada de menos positivo a dizer. É um filme descontraído que em pano de fundo tem um retrato daquilo que também vejo como o meu quotidiano, em termos de expressões, objectos e da própria descontracção em si.
Nuno Markl em grande, a fazer de... Nuno Markl?! Palmas.
A Maria João Luís 5 estrelas (o casamento entre comer o recheio do pastel de nata à colher e fumar ao mesmo tempo estava demais!! É cá um casamento.... bhlac). E a parte das asneiras dela hehehe porreiro pá.
O Marco d'Almeida, para além de ser todo enxuto, é um belo actor, sim senhor. Palmas tam´bém.
O descontraidaço Ivo Cabelas, sugadito como médico, mas também fica muito bem no retrato :)
A Soraia Chaves, mito bem. Está uma bela actriz e tem uma voz doce e suave, típica de cinema francês.
As tiradas abichanadas do Nicolau Breyner: 10 estrelas.
Em suma, belos momentos de descontracção, num filme português que não sendo O filme, está muito bom.
3 pontos fortes:
1-A banda sonora do Jorge Palma é sublime ("Eu não sei bem quem tu és, mas eu gosto dos teus pés lailailai"), e com as várias imagens de Lisboa em fundo. Ficou muito bem;
2-Adorei a dança com beijo incluído entre as personagens "Mariana" e "João" na passadeira. Tem um toque de romance de Hollywood.
3- O personagem do Nuno Markl diz algo do género: "Às vezes o melhor que um gajo tem a fazer é atirar-se a toda a velocidade e espetar com os cornos na parede" heheheheh
Fim do take 1: Aposta ganha ;)
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
José Luís Peixoto "Porque estou aqui"
"We Are The World" Tentativa nº 2
É preciso ser muito parvinha... para sacar do youtube um vídeo sem antes confirmar se está ok sonoramente. Estive eu a escrever o meu desabafo inspirado e tungas... enfim.. Mas pronto, agora sim fica este som que me é tão familiar e inspirador , inexplicavelmente, ou talvez não :)
"We Are The World"
Enquanto tomava o cafezinho pré-tarde de trabalho (não me quero habituar e tornar dependente, mas esta pausasinha de almço, já fora de casa e ainda antes de votar ao trab, tem-me vindo a saber bastante bem) uma notícia na tv dava conta da nova versão de "We are the world", a propósito dos acontecimentos devastadores que tiveram lugar no Haiti. E mostravam partes deste videoclipe, que eu me recordo bem de ouvir quando era miúda e que acho foi o início do meu pequeno grande encantamento por África. Não sei explicar como nem porquê, de onde é que veio esta paixão, sem nunca lá ter estado, sem nunca ter convivido particularmente de perto com gente de lá. Talvez pelas histórias que um familiar muito próximo me conta ter lá vivido, especialmente em Moçambique. Definitivamente sinto um clique que me chama. Esta música acorda-me este desejo que de vez em quando adormece, mas nunca desaparece. Trabalhar nem que seja numa actividade esporádica ou freelancer, estar num projecto de voluntariado. Uma destas coisas ACREDITO que vou um dia concretizar. Pensar que daqui a nada estou nos trinta e que podia ter tentado algo afincadamente mais cedo poderia, à partida, esmorecer-me, mas não. Eu SEI que um dia vou conseguir. A Moçambique terei inevitavelmente de ir e levar essa pessoa muito próxima (que é o meu pai) comigo, mas há muitos outros países em África. E é com um sentimento inexplicável mas muito entusiasmante que me imagino a pôr os pés naquela terra e a sentir que algum dia eu já lá estive...
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Dia de Carnaval
Por agora, vou dormir, que o meu mal é sono!
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
"Bonito demais, minha gente"
21h42 Estou aqui a fazer serão no trabalho ainda, mas este som ajuda a pensar no descanso de fim-de-semana (Para variar, vou ter várias actividades... mas espero dormir mais do que o costume, uma sestita que seja....)
Correrias & reflexões extra-laborais
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Madredeus - A Vaca de Fogo
Sempre que oiço esta música é como se voasse no tempo para uma existência lá longe na minha infância. É uma sensação estranha, com recordações de um tempo feliz, que não volta, mas que me é tão importante. Estranho, não?
(1989, andava eu nos 7 anitos. Portanto há 21 anos é mesmo uma recordação difusa!)
Uma Aventura em Álcacer do Sal, com sopa da pedra à mistura
Estas incursões pelo Ribatejo/Alentejo revogoram-me e enchem-se a alma. De resto, a Feira Nacional da Agricultura (em Santarém, sempre em Junho), é um dos meus eventos favoritos. Como adoro passar por aqueles montes, ver as quintas, os cavalos (passei por campinos!!), os touros, as vacas e os bois hehe Sem dúvida, que o nosso Portugal é um jardim à beira-mar plantado! Deus queira que eu por lá possa passar mais vezes e, já agora: quando for grande, quero ter uma quintazinha, com bastantes animais e muito espaço para laurear a "pobide".
Andorinhas e + uma reflexão
Um dos privilégios que tenho aqui na minha cara vila é o de a escassos centímetros de uma das janelas do meu quarto ter vários ninhos de andorinhas, em tempos de Primavera. Esta manhã, pela primeira vez, já ouvi o cantar delas (ninhos ainda não há, está claro! As mais destemidas já devem ter deixado terras de África e andam a rondar os preços dos terrenos hihihi). E prontos, é sinal de que a Primavera já esteve mais longe. Gosto do ano todo, mas tenho particular gosto pela Primavera, pelo cheiro do tempo ameno, por andar de mangas de camisa, pela luz que nos alimenta a alma :)
E aqui vai a reflexão: Há poucos minutos estive numa escola aqui da terra (não interessa qual) por causa de recolher informação/imagens sobre uma determinada feira. Em conversa com uma das professoras responsáveis (bastante simpática e boa pessoa) lança a afirmação para uma terceira pessoa que tinha acabado de entrar:
"A Dr.ª Rita está aqui a filmar blá blá blá".
E eu vou assim: "Oh professora, não me trate assim, por favor. Eu sou só Rita".
Prof.: "Mas não é?".
Eu:" Sou licenciada, mas não tem nada a ver..."
Prof.: "Então é."
Para quando deixarem de lado estes epítetos marados? Não suporto sinceramente. Nós valemos pelo que somos e não pelo que temos. O que eu sou, é influenciado por toda a minha genética e experiências que tive (incluindo as escolares). Mas no meu bilhete de identidade sempre constou e sempre há-de ser o mesmo. Independentemente de estar a falar com A, B ou C. Respeito e Humildade acima de tudo. Àmen
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Danni Carlos - "Coisas Que Eu Sei"
Coisas que eu sei
Um pouco de sentimento,
O que a gente sente dentro,
Segue quente o batimento
Coração nesse peito, não é enchimento (não)
Ele me fez chegar onde eu cheguei (ei)
Ele quis mi levar e eu deixei (ei)
DJ aperta o play
No caminho certo chegando perto eu sei
Eu quero ficar perto
De tudo que acho certo
Até o dia em que eu
Mudar de opinião
A minha experiência
Meu pacto com a ciência
Meu conhecimento
É minha distração...
Coisas que eu sei
Eu adivinho
Sem ninguém ter me contado
Coisas que eu sei
O meu rádio relógio
Mostra o tempo errado
Aperte o Play...
Eu gosto do meu quarto
Do meu desarrumado
Ninguém sabe mexer
Na minha confusão
É o meu ponto de vista
Não aceito turistas
Meu mundo tá fechado
Pra visitação...
Coisas que eu sei
O medo mora perto
Das idéias loucas
Coisas que eu sei
Se eu for eu vou assim
Não vou trocar de roupa
É minha lei...
Ei, ei
As coisas que eu sei (sei)
Que só Deus sabe onde eu andei
O tanto que eu corri, eu não cansei
Com tanto que eu sorri, onde eu cantei, colhi o que eu
plantei
Às vezes errei (ei)
Se eu vou conseguir, quantas vezes pensei
Mas não vou desistir
Quantas vezes rezei
E pra poder subir, vários meses tentei, cai,
levantei
As coisas que eu vi (vi)
A vida me ensinou
O que eu aprendi
Não podia ficar parado
Então me mexi
Conheci os dois lados
Eu não me perdi,
Vivi e não li
As coisas que eu fiz (fiz)
Com a alma, com amor
Pra ser feliz
Com calma eu posso ter as coisas quis
Eu que compre
Eu que paguei
O que você me diz
Eu corto os meus dobrados
Acerto os meus pecados
Ninguém pergunta mais
Depois que eu já paguei
Eu vejo o filme em pausas
Eu imagino casas
Depois eu já nem lembro
Do que eu desenhei...
Coisas que eu sei
Não guardo mais agendas
No meu celular
Coisas que eu sei
Eu compro aparelhos
Que eu não sei usar
Eu já comprei...
às vezes dá preguiça
Na areia movediça
Quanto mais eu mexo
Mais afundo em mim
Eu moro num cenário
Do lado imaginário
Eu entro e saio sempre
Quando tô a fim...
Coisas que eu sei
As noites ficam claras
No raiar do dia
Coisas que eu sei
São coisas que antes
Eu somente não sabia...
Coisas que eu sei
As noites ficam claras
No raiar do dia
Coisas que eu sei
São coisas que antes
Eu somente não sabia...
Agora eu sei...
Agora eu sei...
Agora eu sei...
Ah! Ah! Agora eu sei...
Ah! Ah! Agora eu sei...
Ah! Ah! Agora eu sei...
Ah! Ah! Eu sei!