quarta-feira, 31 de março de 2010

Top 3

3º:
Aqui há tempos, vinha eu a caminho do work, para mais uma tarde, e vinha a seguir um CU (já aqui postei algo sobre isto, era uma carrinha de caixa aberta, cuja matrícula tinha as maravilhásticas letras C+U). Do melhor.

2ºHoje, ia eu a fazer o caminho inverso, ou seja, no percurso para casa para mais um almocinho e o que ia à minha frente, o que era?!?!?!? Esse GRANDE carro, o Opel Ascona. Fónix

E o primeiro lugar vai pppaaaarraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa:
Ainda antes de ir almoçar, passo nos semáforos e a luzinha estava vermelha. O que é que as pessoas normais fazem? Páram. E lá estava eu, em segundo lugar na fila, à espera que o sinal mudasse para vermelho. Mas eis que acontece uma coisa para-anormal: Vem um Mercedes por trás, salvo seja (só tive tempo de fixar o K da matrícula) e como devia estar com a pressa, basicamente passa o sinal vermelho, ocupando toda a faixa contrária. Ele, eu e o senhor/senhora da frente, tivemos foi sorte de não vir nenhum carro, os que tinham sinal aberto, e lhe/nos baterem. Deus me perdoe, mas se dessem um toquezinho ao senhor, era bem feita....

Há coisas fantásticas, não há?

Boa Páscoa :)

Fui buscar dois filmes em DVD à biblioteca e terei de ligar o PC para fazero trabalho final do CAP, fora isso, pretendo desligar-me nos próximos dias :)

Fascinius

Na segunda metade da década de 60 do século passado, e depois de uma experiência algo sortuda, se assim se pode chamar, na tropa na Guiné (conseguiu ser padeiro, o que na altura era uma regalia, comparando com todos os outros camaradas que andavam mesmo de armas em riste...), o meu papilli aventurou-se até Moçambique. Conta-me ele que juntou dinheiro para ir e apenas tinha certo mais algum dinheiro para voltar. Sempre fiquei fascinada com esta história bem sucedida. Foi muito feliz naquela terra. Estudou, trabalhou naFaculdade de veterinária (trabalhava com tubarões, análises dos dentes e mais coisas, lá no laboratório). Tenho guardada uma fotografia dele sentado num banco à beira-mar, a contemplar o horizonte. Se não tivesse havido o 25 de Abril, também me conta, a minha mãe iria ter com ele. Provavelmente viveriam e casariam por lá e, deduzo, eu poderia lá ter nascido (a não ser que a sementinha que me deu origem ficasse atordoada com os calores africanos e não tivesse forças para quebrar o ovinho hehehe). Repito: Sempre fiquei fascinada com esta história. Apesar de a saber de cor, de quando em vez, vou perguntando uma ou outra coisa sobre aqueles tempo. Muito provavelmente por influência destes genes, também gostava de me aventurar, e exactamente para este país (Zimbabwe (apesar dos problemas históricos que vive, também me atrai), Botswana e Nova Zelândia também me parecem boas opções).

Gostava de ter a coragem, sim porque é preciso coragem, de "abandonar" o meu andebol, os meus bv, o meu trabalho pseudo-seguro e a minha vida daqui e dar asas. Bem sei que os tempos são outros, que as oportunidades não são as mesmas, mas mesmo assim, queria muito. Falta-me a coragem e a segurança de ter algo concreto ao que ir (um trabalho, por exemplo). Apesar de ser bastante apegada aqui à minha vila (um dos motivos que me fez mudar de vida no final de 2008), acho que há largos anos que sinto que "nasci um pouco fora do berço", como dizia o Eça de Queirós. Nos últimos tempos não tenho tido muito tempo e as pesquisas que fiz na net são um pouco avulsas. Vamos ver se entrett consigo deslindar este caso :)



P.S.1: Na segunda a pizzaria estava fechada, mas ontem lá malhei a pizza vegetariana. Muito bem me soube uiiiii

P.S.2: Vá-se lá entender este tempo. Sei que a chuva é importante e até gosto dela, mas bem que já em plena Primavera podiam vir uns raios de Sol quentinhos, como vieram no dia 21.... Bolas...

segunda-feira, 29 de março de 2010

nhummy

Enquanto aguardo que 2 vídeos finalizem, alinhavo o próximo jornal de desporto e jornal de educação, ouço a Marília Gabriela no arquivo do "Pessoal e Transmissível" e salivo porque daqui a nada hei-de telefonar para a pizzaria aqui do sítio, encomendando uma pizza vegetariana, que é de bradar aos céus. Hei-de comê-la à lareira e partilhar uns bocaditos com as minhas crianças de quatro patas hehe

nhummy

P.S.: De manhã, catrapisquei como está o processo de análise dos castings da RR. Parece que há 2 lugares, e que vão ser/estão (?) escolhidas 12 pessoas. Eu não devo estar entre elas. Devem ter passado lá pelo bus deles vozes muito fixes. Mas gostava...

domingo, 28 de março de 2010

Dia abençoado!

Que domingo maravilhoso este:
Levantar já depois das 11h (horário de Verão), visita a uma vizinha com conversa "bota fora", almocinho, decisão em cima da hora de ir até Coimbra ver "Um Sonho Possível", com a minha cara Sandra Bullock! Que belo filme. Ainda ganhei um bilhete grátis, se por´lá voltar a passar entre 12 e 16 de Abril :) Já de regresso a casa, um cafezinho Mokambo + um pão com queijo frasco + uma tigelada, a ver um joguinho de andebol na TV. QUE MIMO. Não me lembro a última vez que tinha conseguido ter mais de 1hora seguida de sossego.... Bem, é certo que agora já estou em mais um dos meus compromissos publicitários, mas valeu!!!! Dia abençoado!!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tardes de folga

Só agora estou prestes a ir embora aqui no work. Fazendo um pequeno flash do que me espera amanhã, apesar de ter a manhã ocupada a ajudar numas tarefas domésticas e de à noite ter de ir gravar uma peça de teatro (ah de supostamente dever preparar o trabalho final do CAP) é esquisito pensar que a tarde será de folga. É tão estranho, parece que tenho mesmo alguma coisa para fazer mas que não me lembro hehehe Vamos ver se aproveito para descansar um bocadinho. Ando a sonhar por uns dias em que não tenha de pensar muito....

Domingo volta um pouco a agitação, mas parece-me que a tarde será calma, até às 19h30, pelo menos :)

Rua Sésamo - Ginasticar

"Roubei" esta piquena pérola, da página do facebook de uma amiga de infância. Para além de ter andado comigo na escola, chegou a ser minha vizinha uns tempos e lembro tão bem de estar em casa dela a andar num daqueles cavalinhos de madeira! opá é tão bom recordar e melhor ainda é ser criança...
De resto, este videoclip é mesmo uma pérola. Ginasticar, corpo e alma, sempre !!!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Coisas agradáveis!!!

Por estes dias, e quando a agenda começa a abrandar, ligeiramente mas é um abrandar gostoso, várias novas agradabilíssimas:

1-Em visita ao novo site aqui do clube da terra o link desta diz que é uma espécie de televisão. Quem bom ele estar lá. Este projecto ainda é bebé, mas espero que cresça sólido e com a maior qualidade e honestidade possível! Eu vou tentando fazer a minha parte.

2-Ainda na senda da TSF, voltei a ouvir o velhinho Pessoal e Transmissível. A voz do Pedro vaz Marques é mesmo apaziguadora. E que bom ir ouvindo o que as outras Pessoas têm para contar, ao mesmo tempo que vou organizando os muitos tentáculos deste trabalho, para tentar ter tudo certinho online. Gostoso demais!

3-Há tempos fui encomendar lentes de contacto para experimentar. E há minutos recebi mensagem no telemóvel: "Rita, as tuas lentes já chegaram". hehe viva a tecnologia. Agora é ir lá com 30 min disponíveis, para as experimentar e ver como os olhos reajem!! Ainda estou para ver a aventura de inserir coisas estanhas mesmo em cima do olhómetro uiui

4-Hoje não fui almoçar a casa. Aproveito que hoje tenho folga do CAP e que amanhã vou faltar para adiangar trabalho. Quero mesmo dar um grande avanço, para ter tudo em ordem. Ah, é verdade, passei pelo hiper aqui da vila, e pedi às minhas ex-colegas uma sandocha de queijo e presunto, que vou mordiscando, entre um afazer e outro :)

5-Amanhã grande aventura! Já falei aqui da aversão à palavra casting, prefiro falar antes em entrevista (caraças tenho de imprimir o CV, ainda me esqueço....). Será mais uma experiência. E voltando aos velhos tempos da Cision, o despertador, tocará a rondar as 6h00. Espero que a previsão de chuva para amanhã não se confirme e que eu possa laurear um pouqinho pela Baixa de Coimbra, que eu tanto gosto e matar um pouco de saudainhas ;)


Não devo ser a única, mas a Primavera sempre teve este efeito em mim: traz-me bem-estar, sentimentos positivos para o futuro, energia. E neste primeiro dia do resto da minha vida, ainda tem um sabor mais especial ;)

Há coisas fantásticas, não há?!

Governo Sombra

Já tiveram oportunidade de ouvir o "pugrama" "Governo Sombra", na TSF? Se não tiveram, tenham porque é mesmo bom ouvir o grande RAP + Pedro Mexia + João Miguel Tavares, com a moderação de Pedro Vaz Marques.

É mesmo muito bom :)

"Eles querem, podem, mas não mandam"

segunda-feira, 22 de março de 2010

28

Porque hoje é mais um dia em que quero ser cada vez mais e melhor
Porque esforçar-me-ei por manter com a maior longevidade possível a vitalidade e energia que me caracterizam
Porque espero encontrar em breve um espelho em quem reflectir as coisas boas e dar somenos importância às menos boas
Porque hoje é Primavera, e apesar de não estar Sol, é mais um dia maravilhoso
E porque, como sempre, será um dia a mil...
Porque vale mesmo a pena viver, dando valor àquilo que mais valor tem, o imaterial
Porque nestes dias quem nos deu à luz é pouco lembrado, então obrigada Mãe
Porque aquilo que mais desejo, para além dos meus objectivos, dos meus sonhos mais profundos, é ter saúde, agora e sempre (que possível)
Porque ontem foi o Dia Mundial da Poesia
E porque hoje assinalo mais um aniversário, o 28º:

Chamo-Te porque tudo está ainda no princípio
E suportar é o tempo mais comprido.
Peço-Te que venhas e me dês a liberdade,
Que um só dos teus olhares me purifique e acabe.
Há muitas coisas que eu quero ver.
Peço-Te que sejas o presente.
Peço-Te que inundes tudo.
E que o teu reino antes do tempo venha.
E se derrame sobre a Terra
Em primavera feroz pricipitado.

Sophia de Mello Breyner Andersen

sábado, 20 de março de 2010

Clique

Antes de desligar o pc, vestir o fato de treino e ir ao andebol, uma nota, na verdade aquela que me fez ligar o pc:

Esta manhã, num local específico de entre os vários onde andei a captar imagens, e entre 5/6 pessoas, vi uma especial. Um moço daqueles que me chamam a atenção: moreno, nem muito alto nem muito baixo, cabelo curto, mas um curto não muito curto nem pouco curto "normal" diria (não aprecio cabeças rapadas nem pente 1 blhacccc). Tinha também outras características que não sei descrever, mas daquelas que fazem com que nós, independetemente de virarmos a cabeça noutra direcção e de estarmos ocupados a pensar no nosso trabalho, não deixemos de, simultaneamente lembrar a visão e voltar a cabeça para tê-la de novo. Acho que foi um pequeno flash mágico, daqueles que dão gosto à vida :) OK, não sei absolutamente nada sobre esta pessoa, nunca a devo ter visto antes e, provavelmente, nunca mais a irei ver. É pena...

Achegas

(Já disse triliões de asneiras nestes últimos instantes. Primeiro apaguei sem querer o post que tinha escrito e, depois, esta cena foi para a frente e apagou outra vez... dasss)

3ª tentativa.

1-Ontem à noite, dei sem querer uma pisadela na mala do pc (com ele lá dentro), por causa da desarrumação do meu quarto e das correrias da vida.... Tinha tido a noção que a pisadela tinha sido grande, mas só há pouco me dei conta do estrago: atrofiei aqui os cristais do écran e agora tenho tipo um rasgão virtual no dito... É caso para dizer: GRANDE MERDA, ou GREAT FUCK, que é como eles traduzem nos filmes...

2-Daqui a nada, tenho jogo de andebol. Gosto muito, claro, mas como queria ficar em casa, sugadita.... Lá p as 17h devo estar despachada.. Depois apetecia-me ir à piscina, faz-me tão bem!! Vamos ver. Ou visitar uns tios, que já não visito há uns tempos. Para o serão temos Kill Bill 1 e o Expresso tb, se eu não adormecer a meio. Para amanhá fica a apresentação do CAP, blhacccc Ah e amanhã de manhã há cicloturismo hehe

3-Grandes imagens captei eu hoje aqui na minha vila, sobre o projecto Limpar Portgal. Vai ficar uma peça e pêras!!!! esclarecimento: eu digo sempre "a minha vila" porque se eu puser mesmo o nome todos estes posts vão para os alertas lá p o meu trabalho hehe

4-a minha gata Lira acabou de entrar aqui no meu quarto e entrar p a alcofa dos meninos dela.´só se houve miuau miauu miauu heheh

5-Como as Ciências de Comunicação pós-laboral em Coimbra está out, pelo menos no próximo ano lectivo, ando a recolher informações sobre Mestrado em Comunicação e Desporto, no Porto. Tenho uma opinião um pouco pessoal sobre os mestrados, mas ostei da informação que vi até agora e até podia ser uma aposta interessante!

Por agora, fui.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cena Tipo... para-anormal!!!

Julgo ainda não ter confessado aqui esta minha...característica: é qe eu tenho uma grande apetência para apanhar piquenos, mas frequentes, choques de electricidade estática, nos mais variados locais. Ele é nas portas do carro (se me virem a fechar a porta com o cotovelo, tipo à macho latino, é esse o motivo!!), na porta da pastelaria onde costumo ir tomar um coffee depois do almoço, nos carrinhos de compras (sim, uma vez estava com o meu pai no Continente, quando os carrinhos ainda eram de ferro e levei um estalo da electricidade cum caneco....). Bem, só por si, estes exemplos já dão pano para mangas e para arrancar umas valentes risadas. Eis senão quando, ao final da tarde de hoje, ou ao início da noite (depende da perspectiva!) estava eu a manipular os botões do multibanco, quando me acontece o quê??? SIM, apanhei um choquezinho gostoso :) Isto só pode mesmo querer dizer que devo ser.... para-anormal hehehe

Enfim...

Alínea B: Definitivamente, quando acabar esta porcaria do CAP (ainda estou para ver se me vai valer as 400 mocas.....) tenho mesmo de ir a um ortopedista... Porque é que este joelho raramente me pára de doer?? A recomendação de uso de liga elástica pelo médico de família e de dois exames que indicam "sobrecarga blá blá blá", nem me satisfazem nem me deixam descansada... E já agora, joelhinho desculpa, mas no domigo vais aguentar uma volta no cicloturismo aqui da vila não vais? Prometo que vais aconchegadinho, ok? Mas de Abril não escapa uma ida ao senhor doutor, palavra de escuteiro :)

Reflexions

Fogo... mais de meia hora depois de infrutíferas tentativas para aceder à Net, aqui estou eu...

Estava em pulgas para pôr aqui uns desabafos tipo!

1-casting RR: Já estive mais entusiasmada... Realmente, depois de reflectir, aquilo vai ser uma molhada caraças. Confesso que a própria palavras casting me atrofia o cérebro. mas pronto, vamos pela experiência e com voz aprumadinha não é? E vai ser um dia em Coimbra, que é sempre bom :) Aquilo vai tudo às 8h00... só me resta ficar contente por me terem posto um nome antes do Rita, que começa por "A".... pode ser que me safe depressa... meduuu

2- Ciências do Desporto: para meu infortúnio, parece que no próximo ano lectivo não vão abrir em pós-laboral.. bolas, é preciso ter azar... estava mesmo na rampa de lançamento..

3-Por falar em rampa de lançamento, parece que é desta que o meu piercing na orelhinha direita, vai ter companhia. Acho que estou com um pouco de "cagufas", porque o sítio onde quero pôr outro (é naquela auréolazinha pequenina que segura o auricular, se o pusermos hehe) acho que tem uma cartilagem mais dura ou o caraças.... Já vi o efeito em várias orelhas alheias (estas duas palavras são dificeis de dizer: três tristes tigres hehe) e é bem "vonito". Estou em pulgas!!!

4-E perguntam vocês, meus caros e quase inexistentes leitores (Sónia e Cristiana, isto não é para vocês, que me são fiéis hehe): não devias estar a preparar algo para o CAP. E eu respondo, com trejeitos de Marcelo Rebelo de Sousa: "Deeeviiiia", mas claro que tenho mais que fazer.. Ó tempo qe não estava aqui sugadita. pode ser que não adormeça antes de tentar fazer alguma coisa... buuuu

5- Amanhã, uma coisa porreira. Uns miúdos da escola daqui, vão fazer uma palestra com o Pinto da Costa, mas é o Pinto da Costa fixe, o barbas heheh Vai ser um gosto captar e tratar as imagens!! Gosto muito de o ouvir!! (sim, eu tenho um pequeno fetiche com pronúncia do Norte!) Já ao irmão, dispenso lol

terça-feira, 16 de março de 2010

Obrigada!!

Se há alguém que está lá em cima a olhar por nós, deixo aqui o meu OBRIGADA do fundo do coração. Estes últimos dias não têm sido fáceis: pequenas chatices, corropio constante, cansaço, enfim, há-de acalmar, mas vai custando um pouco. Eis senão quando, toca o meu telemóvel, a marcar um pequeno casting para que me inscrevi na RR. Vai ser em Coimbra, no dia 24 às 8h00. Não sei se passarei (vou preocupar-me é em dar o meu melhor nesse dia!), mas não consigo descrever a minha alegria!!! Estou mesmo feliz. Obrigada por esta prenda!

Perolazinha


Na semana passada, já tinha ido à papelaria do costume reservar esta pequena perolazinha. Por impossibilidade no sábado, só ontem fui buscar o Expresso e o primeiro CD, do Frank Sinatra. É pá, há minutos atrás foi... reconfortante diria... vir a ouvir a bela da música, em mangas de camisa e com o solinho a aquecer o bólide e a minha pessoa :)

segunda-feira, 15 de março de 2010

lentes ou não lentes...

Lá para o final da semana, devem chegar as lentes de contacto que vou experimentar... Vamos lá ver se me dou com elas. De quando em vez, já me vou fartando de estar sempre com a oculeira... É que isto a mais de 100 metros (???) já não dá uma p a caixa... bolas....

De resto, desencantada com alguns stresses e um pouco lost in space, I should say... Resta ir levando e esperar que o Sol maravilhoso lá de fora faça o favor de nos iluminar também a alma ;)

sábado, 13 de março de 2010

Não é uma ideia que me tenha passado pela cabeça há pouco tempo. Tem sempre habitado por cá. Nos últimos dias tenho é concretizado pensamentos/pesquisas sobre isto, que não deixa de ser um daqueles sonhos, daqueles que a maioria tem e que a maioria vai tentando concretizar. Vamos ver no que dá... Mas o entusiasmo é mais que muito. Resta saber se o esforço/investimento valeria mesmo a pena em termos concretos=trabalho na área ;)

P.S.: O meu fim-de-semana começa... no domingo, já bem depois do almoço... Vim agora de um sarau cultural (foi mesmo só o tempo de vir aqui ver a chave do euromilhões hehe), amanhã o dia todo e domingo de manhã formação bv, no domingo às 14h00 jogo de andebol em Leiria e quero ver se depois de chegar a casa, durmo uma sesta e pego na papelada do CAP buuuu

quinta-feira, 11 de março de 2010

Phil Collins

Vinicius de Moraes

Hora Íntima

"Quem pagará o enterro e as flores
Se eu me morrer de amores?
Quem, dentre amigos, tão amigo
Para estar no caixão comigo?
Quem, em meio ao funeral
Dirá de mim: - Nunca fez mal...
Quem, bêbedo, chorará em voz alta
De não me ter trazido nada?
Quem virá despetalar pétalas
No meu túmulo de poeta?
Quem jogará timidamente
Na terra um grão de semente?
Quem elevará o olhar covarde
Até a estrela da tarde?
Quem me dirá palavras mágicas
Capazes de empalidecer o mármore?
Quem, oculta em véus escuros
Se crucificará nos muros?
Quem, macerada de desgosto
Sorrirá: - Rei morto, rei posto. . .
Quantas, debruçadas sobre o báratro
Sentirão as dores do parto?
Qual a que, branca de receio
Tocará o botão do seio?
Quem, louca, se jogará de bruços
A soluçar tantos soluços
Que há de despertar receios?
Quantos, os maxilares contraídos
O sangue a pulsar nas cicatrizes
Dirão: - Foi um doido amigo...
Quem, criança, olhando a terra
Ao ver movimentar-se um verme
Observará um ar de critério?
Quem, em circunstância oficial
Há de propor meu pedestal?
Quais os que, vindos da montanha
Terão circunspecção tamanha
Que eu hei de rir branco de cais
Qual a que, o rosto sulcado de vento
Lançará um punhado de sal
Na minha cova de cimento?
Quem cantará canções de amigo
No dia do meu funeral?
Qual a que não estará presente
Por motivo circunstancial?
Quem cravará no seio duro
Uma lâmina enferrujada?
Quem, em seu verbo inconsútil
Há de orar: - Deus o tenha em sua guarda.
Qual o amigo que a sós consigo
Pensará: - Não há de ser nada...
Quem será a estranha figura
A um tronco de árvore encostada
Com um olhar frio e um ar de dúvida?
Quem se abraçará comigo
Que terá de ser arrancada?
Quem vai pagar o enterro e as flores
Se eu me morrer de amores ?"

terça-feira, 9 de março de 2010

Ornatos Violeta

Apesar do reconfortante Sol com que o dia de hoje nos brindou, a vida anda uma dureza: cansada, atarefada, desmotivada, nostálgica e, ontem à noite, com uma aura de algum desespero, são alguns dos adjectivos presentes. Bolas...

domingo, 7 de março de 2010

Meryl Streep

A Meryl Streep é a "máior"!! E que belo e cómico pedaço de entrevista este :)

Gato Fedorento - Lopes da Silva - Bué Fixe

Este sketch é brutalmente cómico!!! E adequa-se na perfeição ao nome de baptismo do meu blogue hehe

Laurinda Alves & Londres

Tirei, por empréstimo!, estas duas imagens do blogue da Laurinda Alves. Admiro-a bastante e acompanho com relativa regularidade o seu blogue. Por estes dias, ela anda em trabalho por Londres e tem colocado um verdadeiro acervo de recuerdos de lá. De todos os que postou, elejo estes dois. A fotó acima é de Londres, a de baixo é de Leeds. Bonitas, não são? Mas o motivo principal porque as postei tb eu aqui é porqe tenho uma paixão por Inglaterra e por algmas características daquele país e dos seus habitantes. O serem "enxutos" e terem uma postura muito mais desportiva/saudável/actual da vida é uma delas. E claro que não gostaria de morrer sem ir até lá. Vamos ver ;)


sexta-feira, 5 de março de 2010

Ó pastorinha de vitral e bruma

Enquanto aguardo que as peças que compus fiquem disponíveis, de modo a poder terminar a semana de trabalho (:///), oiço a deliciosa "Linda Rosa" da maria Gadú "nesta sala branca" e anoto alguns trechos do último texto de António Lobo Antunes na "Visão". Alguns dos melhores que li até hoje... (Quem puder, leia na totalidade)

...

"(...) mas alguma parte minha deve ter saudades desse tempo porque sinto a falta de qualquer coisa que não sei exprimir, qualquer coisa leve e doce, um contacto, palavras, cheiros, uma espécie de ninho, de que fosse o ovo feliz, um ovozito de nada, pintalgado, minúsculo.

...

Ó pastorinha de vitral e bruma
Que sobre mim a tua graça entornes

...

e, ao repetir esses versos, a minha mãe iluminava-se, de tão feliz. Nunca o disse mas estou seguro de haver sido o que de mais bonito lhe aconteceu na vida (o meu pai nem sequer tocava ao entrar em casa) e que, toda a sua existência, este episódio a acompanhou. e acompanha ainda, como uma lâmpada secreta. De quando em quando, recito-lhe poemas de António Sardinha.

...

e ela, de pálpebras descidas, a sorrir. Este episódio, quando aminha mãe era pouco mais que uma criança, ficou-lhe para sempre na alma, e o tal estudante tornou-se como que o halo de um ideal que não chegou a viver. Trazia uma assinatura por baixo, contava ela, mas o teu avô apagou-a, e a lembrança da assinatura apagada emsombrecia-a. A voz tornava-se-lhe mais lenta

-Nunca soube quem era

e depois vieram muitos filhos, desgostos, o casamento com um homem difícil, meia dúzia de coisas boas, espero, e as palavras de António Sardinha a mostrarem-lhe o que devia existir e não viveu nunca

...

um estudante que a ajudou a sonhar anos e anos

...

Deixa cair dos lábios de medronho
A perfumada voz do nosso sonho
Mas tão baixinho que só eu entenda

...

Como seria ele, não é mãe?

...

Vejo-te assim, ó asa de ansorinha,
Com ar de infanta que perdeu a aia
Envolta nessa luz que te acarinha
Na luz que desfalece e que desmaia.

Sabe , não se preocupe, continua a ser a pastorinha de vitral e bruma, a palpar o caminho quase cega, ou numa cadeira da sua saleta, à espera de nada. Ou, então, na esperança oculta que o estudante que comprou o retrato na loja, lhe chame, ao ouvido, pastorinha de vitral e bruma e os seus olhos tornem a ver, os membros difíceis se desatem, não precise de remédios nem de médicos para nada e, envolta numa luz que acarinha, se dirija não sei para que sítio, onde um júbilo sem manchas a espera. De uma das últimas vezes que perguntei

-Como se sente?

uma espera difícil

-A desfazer-me aos bocados

e, palavra de honra, tive ganas de ser eu o estudante (...) nesse caso, percebe, podia pegar-lhe na mão, nessa mão que é minha entornava a sua graça sobre mim e partíamos os dois

...

Claro que sou apenas seu filho: mas talvez que se lhe doer a boca de me dar beijos valha a pena. Guardo alguns no bolso pra o caso do rapaz que comprou a fotografia aparecer. Então entrego-lhos

-A minha mãe manda isto

e aposto que os seus olhos, por um momento que seja, o conseguirão ver, enquanto eu fico, um pouco à parte, tão comovido com a sua beleza, a repetir não para si, mas para mim

Se eu te pintasse posta na tardinha
Pintava-te num fundo cor de olaia


e nunca mais ninguém a torna triste."


...............................................................................................

P.S.: Daqui a, espero, não muitos minutos aguarda-me um banhinho quente, uma sopinha que a minha mãe fez e o DVD do "O Feiticeiro de Oz" (Quero ver a magia dos sapatos vermelhos que marcam a Rita Redshoes ;)). Depois, um sábado cheio, mas um domingo calmo, tanks God :)

quinta-feira, 4 de março de 2010

...

Hoje vesti uma camisa, com quadrados de três tons: vermelho claro, laranja claro e creme (pode parecer uma mistura folclórica, mas o conjunto soa bem, eu não vou à bola com roupa folclórica ;)). Vesti uma camisa que já não vestia há longos, mas mesmo longos anos. Atrevo-me a dizer que não a vestia desde que estudava em Coimbra (5/6 anos talvez). Lembro-me de a vestira devia andar p'raí num 10º ano. Comprei-a na La Redoute. Tinha (e tenho) uma pequena aversão a experimentar roupa em lojas (já tive mais) e houve uma fase em que comprei algumas peças por essa revista. Comecei e ia sempre gostando. A verdade é que tenho umas quantas camisas e afins que aproveitava a bons preços! Bem, mas o queé certo é que ao vestir esta camisa, senti-me como se estivesse há anos atrás. Estranho, não? Há um poema do Fernando Pessoa que diz algo do género: "Devemos despiar as roupas que já têm formas definidas". E é bem verdade. Ao vestir esta camisa, senti um vigor, uma nostalgia que me empurra para a frente, para todos os meus sonhos, para todo o mundo que eu quero agarrar, para todos os projectos que eu gostaria de concretizar. E pronto, é este o desabafo do dia :)

quarta-feira, 3 de março de 2010

terça-feira, 2 de março de 2010

Folga

Hoje, dei-me ao luxo de uma pequena folga, se é que assim lhe posso chamar... Faltei ao treino de andebol. Passei no cabeleireiro, só cortar as pontitas da cabeleira e esticar bem direitinho. Depois passei no Inter aqui do sítio, onde comprei um miminho cheiroso, mais uma revista de gaja e ainda uma lasanha, pickles e pringles hehe Chegada a casinhas, lá degustei o pitéu, depois passei os olhos na revista de gaja, a Activa (eh pá, é uma coisa fútil, sim, mas sabe bem ler cenas que nos põem p'ra cima; ver uns modelitos e tal, não venham lá com cenas!!) e agora ando aqui online, pesquisando cenas e em conversetas with some friends (um em leiria, outro no algarve, viv'á globalização!). Para além disso, ouvindo Antena 3 gostosa e com a minha Lirita com os 2 meninos dela aqui na alcova felina ;) Para dar o toque final, aquecedeiro para que te quero! E aco que daqui a pouco, até vou pintar a unhaca ;)

Eta vida boa!

P.S.: Para a semana, vou faltar um dia ao CAP iééééééé!!!

Lendas





Encontrei por aí um piqueno desenho que ilustra a lenda sobre o nome da minha vilota. Muito giro :)


A Rainha Santa Isabel a dar esmola ao ancião.
Esta é a imagem mais oficial que, embora um pouco maltratada, se pode ver por estas bandas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Dulce Pontes

Há pouco, estava a tratar aqui um vídeo relacionado com uma noite de fados que houve por estas bandas, sábado à noite. Lá foi interpretada esta música, da Amália, mas que a Dulce Pontes interpreta aqui fenomenalmente. De resto, a letra é...magistral. Há letras assim, não há, que descrevem ipsis verbis os estados de alma......

Bem, para para descomprimor um pouco, queria descrever os meus últimos 30 min: saí de casa e deixei a minha gata mãe no ninhito com os 2 meninos dela hehehe. Depois, já na rua, e sob um solinho gostoso, vejo uma abelhita a laurear a pevide, o meu gatito mais novo, o Benjamim a beber água de uma pocita e, finalmente, um pequeno terreno com centenas de malmequeres a colorir a paisagem. Reconfortante :)

Fui avozinha esta noite :)

Depois do já referido fim-de-semana a mil, em que fiz todas as coisas que tinha enumerado, inclusive a sesta de 2h30 que me soube pela vida ;), o domingo acabou já depois das 3h00, num serviço extra-longo e o dia 1 de Março começou com a boa nova de que fui avó hehe A minha Lirota deu à luz durante a noite, 2 meninos: um é a cópia dela e o outro tem a mesma listagem, mas em tons de cinzento mais claro hehe Que bom!!

P.S.: Esqueci-me de dizer: No sábado, começou mais uma fase do campeonato regional de infantis, em andebol. Felizmente, retomaram os jogos "normais", com duas partes de 25 minutos. (até aqui fazíamos pequenas concentrações com jogos de uma única parte com 20 minutos ://). A equipa adversária era mais fraca do que nós, mas ganhámos revigorantemente por 27 vs 1. iéééééé Estivemos muito bem a defender :)