quarta-feira, 31 de março de 2010

Fascinius

Na segunda metade da década de 60 do século passado, e depois de uma experiência algo sortuda, se assim se pode chamar, na tropa na Guiné (conseguiu ser padeiro, o que na altura era uma regalia, comparando com todos os outros camaradas que andavam mesmo de armas em riste...), o meu papilli aventurou-se até Moçambique. Conta-me ele que juntou dinheiro para ir e apenas tinha certo mais algum dinheiro para voltar. Sempre fiquei fascinada com esta história bem sucedida. Foi muito feliz naquela terra. Estudou, trabalhou naFaculdade de veterinária (trabalhava com tubarões, análises dos dentes e mais coisas, lá no laboratório). Tenho guardada uma fotografia dele sentado num banco à beira-mar, a contemplar o horizonte. Se não tivesse havido o 25 de Abril, também me conta, a minha mãe iria ter com ele. Provavelmente viveriam e casariam por lá e, deduzo, eu poderia lá ter nascido (a não ser que a sementinha que me deu origem ficasse atordoada com os calores africanos e não tivesse forças para quebrar o ovinho hehehe). Repito: Sempre fiquei fascinada com esta história. Apesar de a saber de cor, de quando em vez, vou perguntando uma ou outra coisa sobre aqueles tempo. Muito provavelmente por influência destes genes, também gostava de me aventurar, e exactamente para este país (Zimbabwe (apesar dos problemas históricos que vive, também me atrai), Botswana e Nova Zelândia também me parecem boas opções).

Gostava de ter a coragem, sim porque é preciso coragem, de "abandonar" o meu andebol, os meus bv, o meu trabalho pseudo-seguro e a minha vida daqui e dar asas. Bem sei que os tempos são outros, que as oportunidades não são as mesmas, mas mesmo assim, queria muito. Falta-me a coragem e a segurança de ter algo concreto ao que ir (um trabalho, por exemplo). Apesar de ser bastante apegada aqui à minha vila (um dos motivos que me fez mudar de vida no final de 2008), acho que há largos anos que sinto que "nasci um pouco fora do berço", como dizia o Eça de Queirós. Nos últimos tempos não tenho tido muito tempo e as pesquisas que fiz na net são um pouco avulsas. Vamos ver se entrett consigo deslindar este caso :)



P.S.1: Na segunda a pizzaria estava fechada, mas ontem lá malhei a pizza vegetariana. Muito bem me soube uiiiii

P.S.2: Vá-se lá entender este tempo. Sei que a chuva é importante e até gosto dela, mas bem que já em plena Primavera podiam vir uns raios de Sol quentinhos, como vieram no dia 21.... Bolas...

Sem comentários: